Por que não há flores pretas? 7 espécies mais próximas da cor preta
Flores pretas não existem na natureza, de acordo com a ciência, conheça as flores mais escuras já descobertas.
Você já se pegou andando por um parque, olhando diversas flores que nascem, suas cores vibrantes, e se perguntou se existe alguma flor preta?
Afinal, são tantas as cores existentes, por que não vemos flores pretas? Essa resposta vai te surpreender!
Não existem flores pretas
Apesar de muitos acreditarem o contrário, não há realmente flores pretas na natureza.
Segundo o Dr. Enio Luiz Pedrotti, fisiologista vegetal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ausência de flores pretas é resultado de um processo evolutivo.
Flores negras não atraem polinizadores, essenciais para a reprodução das plantas. Segundo Dr. Enio:
“A natureza jamais seria burra e doida em produzir flores pretas, pois ninguém se interessaria. Logo, ela se extinguiria da superfície terrestre. Por isso, a flor é a mais colorida possível.
Assim, [ela] atrai os polinizadores que garantem a reprodução de sementes e, por consequência, a sua perpetuação no planeta”, explica o especialista.
As flores utilizam suas cores vibrantes para atrair insetos como abelhas, as responsáveis pela polinização.
A cor, portanto, é uma característica fundamental para a sobrevivência e perpetuação das espécies florais.
Flores pretas, que não se destacam no ambiente natural, não conseguiriam atrair polinizadores com a mesma eficácia.
O que a ciência diz?
Pesquisas recentes da Universidade de Fuzhou, na China, indicam que compostos químicos como antocianinas inibem a cor preta nas flores.
Tais compostos, junto a carotenoides e clorofilas, determinam a variedade de cores que vemos nas flores, mas não permitem a formação de um preto puro.
Apesar dos esforços científicos, até hoje não foi possível criar uma flor que seja totalmente preta.
O caminho para alcançar tal objetivo inclui manipulações genéticas e químicas complexas, mas a natureza ainda não deu esse passo.
7 flores mais escuras
Embora não existam flores pretas, algumas espécies possuem tonalidades tão escuras que se aproximam do preto, e várias pessoas enxergam o preto em tais espécies.
Aqui estão algumas das flores mais escuras conhecidas, muitas delas resultado de diversos testes científicos.
1. Amor-Perfeito-Preto
Essa espécie delicada tem um tom tão escuro que parece preto. Ela é perfumada e floresce durante todo o verão, embora prefira crescer na sombra.
A flor amor-perfeito-preto desabrocha durante todo o verão e prefere crescer à sombra – Imagem: Reprodução
2. Dália Negra
Originária do México, a Dália Negra é famosa não apenas por sua beleza, mas também pelas propriedades medicinais. Sua coloração se assemelha a um vinho muito escuro.
A Dália Negra, originária do México, é conhecida por suas propriedades medicinais – Imagem: Reprodução
3. Orquídea-Morcego
Conhecida cientificamente como Tacca chantrieri, essa flor exótica possui longos ‘bigodes’ e flores que variam do verde ao preto, lembrando a aparência de um morcego.
Embora conhecida como ‘orquídea-morcego’, ela não tem parentesco algum com as orquídeas, na realidade, pertence à família das Dioscoreaceae, a mesma do inhame.
E é uma das mais desejadas pelos colecionadores no mundo, não só pela sua beleza, mas também por ser uma planta medicinal nas culturas chinesa e tailandesa, com propriedades anti-inflamatórias e usada no tratamento da leucemia.
A ‘orquídea-morcego’ na verdade não é uma orquídea, mas sim parente do inhame – Imagem: Reprodução
4. Petúnia negra
A petúnia black velvet tem um tom vermelho tão escuro que parece preto. Criada por horticultores através de técnicas de reprodução natural, essa flor levou quatro anos para ser desenvolvida.
Criada através de melhoramento e reprodução natural, a petúnia black velvet tem um tom de vermelho tão intenso que aos olhos parece preto – Imagem: Reprodução
5. Rosa negra de Halfeti
Conhecida como Karagül na Turquia, essas rosas parecem pretas, mas, na verdade, são de um vermelho profundo. Elas crescem exclusivamente na cidade de Halfeti devido às condições únicas do solo.
A rosa negra de Halfeti só cresce em uma região específica da Turquia devido às condições do solo – Imagem: Reprodução
6. Rosa-do-Deserto Preta
Também conhecida como Adenium obesum, essa flor é bastante procurada por sua aparência exótica e pode ter um miolo vermelho, criando um contraste impressionante.
Na natureza, pode chegar a 4 metros de altura, quando cultivada em ambientes controlados chega entre 40 e 50 centímetros.
A Rosa-do-deserto Preta, no habitat natural, pode chegar a 4 metros de altura – Imagem: Reprodução
7. Tulipa Negra
Muito valorizada ornamentalmente, a tulipa negra tem um tom profundo de roxo que pode parecer preto em determinadas luzes.
Faz parte da família das liláceas e normalmente é composta por 6 pétalas e tem uma altura que varia entre 30 cm e 60 cm.
A tulipa negra pode chegar a 60 cm de altura – Imagem: Reprodução
As flores pretas podem ser um mito, mas as variações mais escuras existentes na natureza são igualmente fascinantes.
*Com informações de Globo Rural, Casa e Jardim, NSC Total, InterFlora UK, Daily Sabah e Acidade On.
Comentários estão fechados.