Possíveis respostas para o aumento do número de infarto em jovens
Cientistas trabalham com a hipótese de que o estilo de vida moderno propicia maior sensibilidade ao coração.
A maioria de nós já ouviu falar sobre um jovem que passou por um ataque cardíaco e ficamos sem entender o porquê disso acontecer. Afinal, por muito tempo o infarto em jovens era algo muito raro, ao passo que nos tempos atuais esse número cresce. Diante dessa realidade, o que é possível dizer sobre esse aumento e sobre quais fatores estariam o proporcionando essas ocorrências? Mostramos no artigo.
Razões para o aumento do infarto em jovens
Para muitos, a explicação mais óbvia poderia ser a alimentação dos jovens em nossos tempos, que está, sem sombra de dúvidas, mais gordurosa, açucarada e salgada. No entanto, a comunidade científica trabalha com diversas hipóteses que fazem muito sentido. A seguir, confira algumas das explicações para esse evento tão drástico:
Complicações por Covid-19
Um dos motivos que os médicos investigam é a relação entre as complicações por Covid-19 e o aumento do número de casos de infarto em jovens. Vale lembrar que ainda estamos saindo de uma pandemia, de modo que as sequelas dessa doença ainda são novas para os cientistas.
Diante disso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia decidiu monitorar esses casos.
Estilo de vida moderno
Outra forma de considerar essa questão é analisar o próprio estilo de vida do jovem moderno. Afinal, possui-se uma rotina que é menos ativa fisicamente, com alimentação a base de gorduras e açúcares, bem como uma enorme pressão psicológica. Outras questões como o tabagismo e poucas horas de sono também podem influenciar nesse aumento.
Fator estresse
Por fim, um dos pontos de maior discussão em nossos tempos é a influência do estresse para o desenvolvimento de doenças do coração. Afinal, episódios de ansiedade e estresse costumam afetar não apenas a nossa saúde mental, mas também a saúde de todo nosso corpo e em especial a cardiovascular.
Isso se relaciona principalmente à dinâmica da liberação de hormônios durante uma situação de estresse. Por exemplo, em um ataque de ansiedade há a liberação de adrenalina, que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial, o que pode causar um infarto.
Ademais, a liberação do cortisol no momento de estresse também pode afetar o coração.
Comentários estão fechados.