Prepare seu filho mais velho para receber o bebê que está a caminho

A chegada de um novo integrante na família traz consigo grandes mudanças para todos. Aprenda como preparar seu filho mais velho para receber seu irmãozinho.

A chegada de um novo membro significa uma mudança importante para todos no núcleo familiar. Especialmente com seu filho já nascido, ainda uma criança na família, que vê a nova situação como um mistério. Por isso, lembre-se: prepare seu filho mais velho para receber o bebê que está a caminho. Essa é uma tarefa importante para a relação e educação de ambos no futuro. Confira agora mais informações!

Leia mais: Finanças: dicas para mães solo garantirem o bem-estar do bebê

Reações que seu filho pode ter com a notícia de um irmão

  • Pode ser que seu filho seja indiferente a essa novidade, mas depois comece a se comportar de uma maneira estranha. Por exemplo, a criança pode passar a fazer malcriações e outras coisas para ser notado, chamar atenção.
  • Pode ocorrer do seu filho aparentar que entende a situação. No entanto, quando o bebê nasce e vai para casa, ele pode revelar que não gosta do que está acontecendo e se sentir deslocado.
  • Além disso, há a possibilidade do seu filho se alegrar com a notícia e se orgulhar de assumir o papel de irmão mais velho quando o irmãozinho nascer, ajudando a cuidar dele.

Dicas para amenizar a nova situação

Permita que seu filho participe desse processo

Envolva seu filho na preparação para a chegada do novo membro. Deixe-o falar na escolha do nome e dos itens do quartinho, por exemplo. Sempre que possível, leve seu filho a um ultrassom para ver o irmãozinho.

Uma opção legal para isso é convidá-lo para conversar com seu bebê e acariciar sua barriga, assim, você já estará incentivando os sentimentos de irmandade.

Converse com o seu filho sobre a importância dele na família

Até as crianças que pedem um irmãozinho ficam desapontadas e ameaçadas com a chegada do bebê. Por isso, é importante dizer aos seus filhos como é ser um irmão mais velho. Deixe claro que ele não perdeu seu lugar na família e que ganhou um bom amigo.

Evite mudanças na rotina do filho mais velho

Não faça grandes mudanças na rotina do seu filho mais velho logo após o nascimento do bebê. Fraldas, mamadeiras e chupetas devem ser retiradas dele pelo menos seis meses antes do nascimento do bebê, assim como fazer a transferência da criança do berço para a cama (caso ele já tenha idade).

Assim, o filho mais velho não fará a associação dessas mudanças com a perda de espaço e foco do irmão. Se essas mudanças não forem feitas antes do bebê nascer, devem ser deixadas para depois, quando a criança já estiver mais segura e confortável com a presença do irmãozinho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.