Problemas com Wi-Fi? Veja como melhorar o sinal da internet móvel em casa
Diante da necessidade de trabalhar em casa, o Wi-Fi se torna uma das ferramentas mais importantes. Veja algumas dicas para melhorar o sinal.
Atualmente a internet se tornou uma ferramenta muito importante para as pessoas ao redor do mundo, seja para buscar entretenimento, pagar contas, fazer cadastros, pesquisas e trabalhar.
Para tentar manejar a pandemia do novo coronavírus, foram implantadas medidas que seguem as recomendações de importantes órgãos de saúde.
Um das ações foi a implantação da quarentena, visando o distanciamento social e menor difusão do vírus de maneira súbita.
Assim, a maioria das pessoas passou a sair de casa apenas para tarefas essenciais. Os estudos e trabalhos se tornaram remotos e a internet sem fio cumpre seu papel importante nesse período.
Entretanto, com a grande necessidade do uso do Wi-Fi, a internet parece funcionar de forma lenta e insatisfatória.
Confira como melhorar o sinal de Wi-Fi em casa e com a funcionalidade adequada da sua internet.
Como melhorar o sinal do Wi-Fi
Diante do cenário em que se exige mais da internet móvel, como para trabalhar e estudar em home office, é necessário ter um Wi-Fi adequado para desempenhar as tarefas necessárias. A internet lenta irá afetar o desempenho e a conclusão do trabalho.
Para tentar resolver esse problema, existem algumas sugestões para a encontrar a solução. Veja quais são as nossas dicas abaixo.
Utilize repetidores de sinal
Em algumas situações, o roteador pode não ter uma cobertura de sinal para todo o ambiente. Caso esse seja seu caso, é possível amplificar o sinal com o uso de um repetidor.
Porém, poderão surgir problemas de interferência e diminuição da velocidade. Pesquise e compre o mais adequado para a sua residência.
Não deixe muitos aparelhos conectados à rede ao mesmo tempo
Quando ocorre o uso do Wi-Fi por muitos dispositivos ao mesmo tempo, a velocidade da internet diminui significativamente.
Por isso, quando precisar trabalhar ou estudar, reduza o número de dispositivos conectados para maior aproveitamento da rede.
Não realize o download de arquivos grandes
O download de arquivos grandes exige maior desempenho da rede e acabam usufruindo da maior parte da banda larga.
Caso precise fazer o download desses arquivos, como filmes, vídeos e músicas, faça isso fora do horário de trabalho, como durante a noite.
Além disso, feche o aplicativo após o download porque eles acabam funcionando em segundo plano, usando a internet.
Utilize antivírus
O antivírus tem a capacidade de evitar vírus, spams e execução de malwares, programas nocivos, no computador. Assim, ao ativar um antivírus, ele irá evitar que essas execuções aconteçam e afetem a velocidade da internet.
Verifique o roteador e repetidor de sinal
Em muitos casos o roteador e/ou o replicador podem estar funcionando com problemas de conexões e defeito na qualidade de sinal.
Reinicie o roteador e o replicador para desconectar algumas conexões e na tentativa de alterar a interferência de sinal.
Além disso, tente trocar o seu roteador de posição para uma área central da residência, se possível com menos obstáculos, como paredes e móveis.
Veja também:
- Coronavírus – Google oferece ferramentas gratuitas para produtividade em home office
- Quarentena – Cursos online e gratuitos para ajudar sua carreira
- Combate ao coronavírus motiva operadoras a liberar canais e internet
- 10 Aplicativos que podem ajudar durante a pandemia de coronavírus
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.