Projeto Dia das Mães para alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais

O projeto Dia das Mães para alunos da educação infantil e séries iniciais contempla crianças de 0 a 6 anos de idade. Veja sugestões de atividades do tema!

0

O Dia das Mães é uma data festiva móvel, celebrada no segundo domingo do mês de maio. No Brasil é considerada uma das maiores datas comemorativas e foi instituída por um decreto, no governo de Getúlio Vargas, como uma das reivindicações das lutas feministas existentes no período.

Entretanto, ainda no continente americano, nos Estados Unidos, o Dia das Mães teve início no começo do século XX. E, segundo alguns historiadores, já existiam celebrações em prol da figura materna, nas Grécia e Roma Antiga.

Projeto Dia das Mães para as crianças

JUSTIFICATIVA

A figura materna é uma das mais importantes no seio da sociedade, isso porque ela geralmente é a cabeça de um lar e a estrutura para a família.

Geralmente uma mãe abdica de uma vida única, em solo, para companhia dos filhos, que irão trilhar os seus exemplos e ensinamentos na vida cotidiana. Esse vínculo se inicia desde o período da gravidez, pela união feita com o cordão umbilical.

Desde a oferta do alimento, por meio da amamentação, até os ensinamentos das tarefas da escola e o suporte para as dificuldades cotidianas, a mãe é de extrema importância na vida dos filhos, isso vale tanto para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Desse modo, é importante abordar a data voltada para elas e o reconhecimento que essas mulheres precisam ter em nossas vidas.

OBJETIVOS

Geral

Promover a compreensão das crianças sobre a importância das mães em suas vidas, desde a concepção, passando pela criação e a formação como indivíduo.

E isso vale para quem assume a função materna, que pode ser a avó, tia, irmã, prima, mãe adotiva, ou até mesmo o pai, que, diante de certas condições, necessita ser o famoso “pãe”.

Específicos

  • Valorizar o papel da mãe na vida das crianças.
  • Desenvolver a criatividade com produções que demonstre o afeto dos pequenos para com elas.
  • Promover a socialização entre as crianças, isso por meio do compartilhamento de experiências com a figura materna.
  • Desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico com a criação de desenhos e pinturas na temática das mães.
  • Estimular a afetividade dentro do ambiente familiar.

DESENVOLVIMENTO

  • Contação de histórias com as crianças para entender como é a organização de suas famílias. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para verificar se há algum órfão e como abordar a temática.
  • Apresente aos alunos a origem da data comemorativa, de um modo descontraído e descomplicado, e questione como comemoram em suas casas.
  • Depois do momento de escuta, apresente imagens, histórias, poesias, frases, músicas e vídeos para trabalhar a temática das mães com eles.
  • Crie um momento de sessão de cinema para as crianças assistirem filmes e desenhos que possuam as mães como personagens e/ou protagonistas e converse sobre a pluralidade delas.
  • Explore a percepção visual das crianças, apresentando imagens de mães e as suas diferentes profissões.
  • Estimule a criatividade dos pequenos. Peça que desenhem e pintem atividades sobre as mães.
  • Faça uma exposição dos trabalhos deles.
  • Promova uma homenagem ao Dia das Mães, com exposição de poesias, desenhos, histórias e apresentações culturais dos filhos.

Ideias para o Dia das Mães na sala de aula

Mural do dia das mães
Mural do Dia das Mães.
Cartões do dia das mães
Cartões do Dia das Mães.
Lembrancinha do dia das mães
Lembrancinha do Dia das Mães.
Cartão do dia das mães
Cartão do Dia das Mães.
Decoração do dia das mães
Decoração do Dia das Mães.

Leia também: Projeto Dia das Mães para Educação Infantil e Ensino Fundamental

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.