Projeto Reciclagem na Escola

O lixo é, hoje, um dos principais problemas ambientais. A formação de cidadãos mais conscientes sobre seu papel na preservação da natureza também passa pela escola.

Anualmente os habitantes do planeta Terra produzem, em média, 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). Levando em conta os 7 bilhões de seres humanos, o resultado da produção de lixo é de 1,2 kg por dia per capita.

Entretanto, menos de 30 países são responsáveis por mais da metade dessa quantidade. As nações mais desenvolvidas, por conta do alto padrão de consumo, produzem a maior parte dos resíduos sólidos urbanos mundiais.

A expectativa para os próximos anos não é nada animadora. Segundo estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Banco Mundial, a previsão é de que até 2050 o mundo tenha 9 bilhões de pessoas e a produção anual de lixo seja de 4 bilhões de toneladas.

Todo esse crescimento não vem sozinho, junto dele surgem uma série de adversidades financeiras e ambientais. Além do comprometimento do orçamento público com a coleta e destinação adequada dos RSU, a contaminação dos solos, da água e do ar, proliferação de doenças e animais peçonhentos são alguns dos problemas enfrentados pelo excesso na produção de lixo.

Por conta disso, muitas entidades não governamentais e órgãos ligados ao governo de vários países estão comprometidos com a diminuição desses números. Algumas nações já estão trabalhando para banir um dos maiores responsáveis pela poluição do planeta, o plástico. Índia, Uruguai e Noruega são alguns exemplos.

Outras caminham a passos mais curtos, mas igualmente conscientes a respeito da adoção de novos hábitos. Um dos exemplos vem do Brasil. No Rio de Janeiro já está proibido o uso de canudos plásticos, tendência que deve inspirar outros estados.

Atitudes simples como essa e como a destinação correta do lixo por meio da reciclagem já representam muito rumo ao aumento da preservação ambiental. A coleta adequada de lixo orgânico e inorgânico e o reaproveitamento dos recicláveis proporcionam ganhos significativos para o planeta.

Projeto Reciclagem na Escola

Justificativa:

A preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da vida de todos. Por isso, nunca é cedo demais para começar a desenvolver o assunto com as crianças. Criar uma consciência ecológica neles, ainda na infância, aumenta consideravelmente a chance de que sejam adultos engajados na preservação da Terra.

Além disso, grande parte das crianças compartilha o que aprendeu na escola com os pais e familiares, o que aumenta a disseminação do conhecimento acerca da necessidade de dar um destino adequado ao lixo.

Porém, trabalhar a temática vai muito além de simplesmente despertar essa consciência. O intuito é proporcionar situações que possibilitem a reflexão e façam com que esses estudantes, de fato, sejam a diferença no mundo.

Objetivos:

  • Entender qual o processo de reciclagem;
  • Refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos para com o lixo produzido;
  • Trabalhar a coordenação motora e percepção auditiva;
  • Reconhecer quais ações humanas são prejudiciais ao meio ambiente;
  • Estimular a mudança de hábitos;
  • Incentivar a adoção de práticas benéficas à natureza;
  • Tratar dos conhecimentos básicos de ecologia;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Conscientizar sobre a importância da reciclagem;
  • Estimular a prática da reciclagem no ambiente escolar.

Desenvolvimento:

  • Pesquisas a partir de questionários aplicados pelo professor;
  • Apresentação das pesquisas ao restante da classe;
  • Exibição de filmes e documentários;
  • Realização de oficinas sobre reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico;
  • Palestra com convidados especialistas no tema;
  • Visitas técnicas e passeios ecológicos;
  • Apresentações teatrais;
  • Debates com participação de membros da comunidade;
  • Oficinas para a criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis;
  • Leitura de contos e histórias relacionados ao tema;
  • Desenvolvimento de regras e políticas para gestão do lixo escolar;
  • Realização de dinâmicas em grupo;
  • Confecção de murais ou cartazes com o tempo de decomposição de cada material (ex: vidro, plástico, papel, tecido, etc.);
  • Realização de experiências científicas;
  • Músicas e dança;
  • Atividades que visem o reaproveitamento de itens disponíveis na própria escola;
  • Desenhos e colagens;
  • Implementar a redução do lixo e do desperdício de materiais em sala de aula;
  • Mostra com todas as atividades produzidas durante o projeto;
  • Criação de lembrancinhas para o dia das apresentações.
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