O ar atmosférico é uma mistura de gases, vapor de água, partículas de poeira, fuligem, produtos químicos e outras substâncias suspensas que envolvem a Terra.
Os principais elementos que compõem o ar são:
- Nitrogênio: 78% dos gases
- Oxigênio: corresponde a 21%
- Argônio: 0,94% dos gases
- Gás carbônico: representa 0,03% do total de gases
Propriedades físicas do ar
Não é possível visualizar nem tocar o ar, entretanto, as propriedades físicas dele podem comprovar sua existência.
Confira a seguir as propriedades do ar:
Matéria e massa: o ar ocupa todo o espaço em que não exista outra matéria. Como o ar é composto por átomos que formam os gases, ele ocupa espaço e tem massa.
Pressão: o ar exerce uma pressão sobre a Terra chamada de pressão atmosférica. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica.
Densidade: o ar possui massa, logo ele tem peso e é atraído para o centro da Terra pela força da gravidade. A concentração e densidade de gases é maior próximo ao nível do mar.
Resistência: o ar possui resistência a deslocamentos, quanto mais rápido ele for, maior será a resistência contrária exercida pelo ar.
Compressibilidade: o ar pode ser comprimido e diminuir seu volume. É isso que ocorre quando apertamos o êmbolo de uma seringa tapando o orifício de saída do ar.
Elasticidade: quando a compressão para de ocorrer, o ar se expande para o espaço que ocupava anteriormente. Isso ocorre se o êmbolo da seringa for solto depois de comprimir o ar.
Expansibilidade: o ar pode se expandir e aumentar o seu volume.
Veja também:
- Lista de exercícios sobre as propriedades do ar – 6° ano
- Massas de ar
- Geotropismo ou gravitropismo
- Intemperismo – O que é, características e tipos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.