Propriedades do ar

Continue lendo para conhecer todas as propriedades do ar!

0

O ar atmosférico é uma mistura de gases, vapor de água, partículas de poeira, fuligem, produtos químicos e outras substâncias suspensas que envolvem a Terra.

Os principais elementos que compõem o ar são:

Propriedades físicas do ar

Não é possível visualizar nem tocar o ar, entretanto, as propriedades físicas dele podem comprovar sua existência.

Confira a seguir as propriedades do ar:

Matéria e massa: o ar ocupa todo o espaço em que não exista outra matéria. Como o ar é composto por átomos que formam os gases, ele ocupa espaço e tem massa.

Pressão: o ar exerce uma pressão sobre a Terra chamada de pressão atmosférica. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica.

Densidade: o ar possui massa, logo ele tem peso e é atraído para o centro da Terra pela força da gravidade. A concentração e densidade de gases é maior próximo ao nível do mar.

Resistência: o ar possui resistência a deslocamentos, quanto mais rápido ele for, maior será a resistência contrária exercida pelo ar.

Compressibilidade: o ar pode ser comprimido e diminuir seu volume. É isso que ocorre quando apertamos o êmbolo de uma seringa tapando o orifício de saída do ar.

Elasticidade: quando a compressão para de ocorrer, o ar se expande para o espaço que ocupava anteriormente. Isso ocorre se o êmbolo da seringa for solto depois de comprimir o ar.

Expansibilidade: o ar pode se expandir e aumentar o seu volume.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.