Entenda os benefícios de dormir com os pés para fora da coberta
Segundo a ciência, esse hábito pode melhorar bastante a qualidade do sono.
Desde pequenos, sentimos que dormir com os pés descobertos pode dar um certo medo, não é mesmo? Contudo, esse é um hábito que pode ajudar a alterar a temperatura do corpo durante o sono. Segundo cientistas, isso ajuda bastante a melhorar a qualidade do sono, proporcionando uma noite mais agradável e muitos benefícios para a nossa saúde.
Leia mais: Entenda como a eletricidade afeta seu sono e sua saúde
Como esse hábito pode melhorar sua noite de sono?
Segundo pesquisadores, dormir com os pés fora da coberta ajuda a manter o corpo com uma temperatura média mais baixa, o que pode proporcionar noites mais profundas de sono. Isso porque temperaturas altas na hora de dormir podem funcionar como um gatilho para manter as pessoas acordadas.
Afinal, os pés são regiões bem sensíveis e importantíssimas para se livrar do calor corporal. Isso se deve ao fato de as solas não possuírem pelos e serem formadas por estruturas chamadas de anastomoses arteriovenosas, que são responsáveis por ligar artérias às veias. Dessa forma, quando o ambiente está mais quente, essas partes se dilatam e permitem que mais sangue passe para a nossa pele, tentando resfriá-los.
É por conta disso que os nossos dedos ficam bem gelados, além das orelhas, mãos, narizes e lábios, visto que possuem as mesmas estruturas.
Como se preparar para uma noite de sono?
Em geral, a temperatura do nosso corpo começa a cair entre 1 e 2 graus sempre que deitamos para dormir. Logo, quando nos cobrimos completamente, ele vai trabalhar automaticamente para se aquecer, o que pode mantê-lo menos relaxado durante a noite. Portanto, é recomendado deixar os pés para fora da coberta na hora de dormir.
Além disso, algumas estratégias e hábitos podem ajudar bastante nesse processo. Segundo pesquisadores, tomar um banho morno antes de deitar ou beber algo quente, por mais estranho que pareça, pode ajudar o nosso corpo a esfriar. Já ao consumir alimentos gelados, nossos vasos podem ser apertados, o que vai aumentar a temperatura corporal, nos fazendo reter mais calor.
Comentários estão fechados.