Quando é a Páscoa?

A Páscoa, uma das datas mais importantes para os cristãos e os judeus, celebra a ressurreição de Jesus Cristo e a libertação da escravidão dos judeus.

0

A Páscoa é considerada uma das datas mais importantes para os cristãos e também os judeus, porém com significados diferentes para ambos.

Para os cristãos, a páscoa é tida como um período de reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo, após a sua crucificação e morte. Já a páscoa para os judeus, conhecida como pessach, é um momento de memória e celebração da libertação dos hebreus da escravidão do Egito.

Contudo, além do significado, há uma especulação em torno do dia em que é celebrada a Páscoa. Veja a seguir os critérios para definição de datas da páscoa cristã e páscoa judaica!

Páscoa cristã

A páscoa cristã não possui uma data fixa, ocorrendo em uma data móvel a cada ano, sempre no domingo, entre os dias 22 de março e 25 abril. Portanto, o sistema que delineia o seu dia está sustentado nas práticas originárias dos povos egípcios, hebreus e romanos.

Para os moradores do Egito, a colaboração se deu pelo uso do calendário solar. No caso dos hebreus, ocorreu em função da utilização de um calendário lunar, além de terem influenciado a população, o que acabou por deixar o legado da páscoa aos cristãos. Por fim, os cidadãos de Roma, além de utilizarem o calendário solar, desenvolveram o sistema definidor do Dia da Páscoa.

Desse modo, no ano de 325, durante o século IV, executou-se o Concílio de Niceia, quando as autoridades religiosas da Igreja Católica definiram uma única data para celebrar a Páscoa. Na ocasião, ficou decidido como o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorresse após o equinócio de primavera/outono.

Vale destacar que o equinócio de primavera/outono, primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul, acontece entre os dias 20 e 21 de março.

PUBLICIDADE

A título de curiosidade, nos próximos anos a Páscoa será comemorada nas seguintes datas:

  • Quando é a Páscoa 2020: 12 de abril
  • Quando é a Páscoa 2021: 04 de abril
  • Quando é a Páscoa 2022: 17 de abril
  • Quando é a Páscoa 2023: 09 de abril

Páscoa judaica

A páscoa judaica foi determinada por uma ordem de Javé, assim como está escrito no livro sagrado Torá, que contém os primeiros cinco livros da Bíblia cristã. Em um desses, o de Êxodo, no capítulo 12 é destacado o seguinte trecho:

“Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento”.

Com isso, é determinado que a comemoração da páscoa judaica ocorrerá sempre no dia 14 de nissan (ou nisã), nome atribuído ao primeiro mês do calendário judaico.

Calendário esse que é lunissolar, ou seja, apoiado nos ciclos da Lua e do Sol. Sendo assim, os seus meses são fundamentados no ciclo lunar, enquanto o ano é no ciclo solar.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.