Quanto ganha um sargento da PM?

A carreira dentro da Polícia Militar possibilita evolução dentro de suas categorias hierárquicas.

0

Com uma hierarquia semelhante a das Forças Armadas, as carreias da Polícia Militar, além de serem atrativas devido a estabilidade e benefícios, também oferece oportunidades de crescimento profissional.

Ao ingressar na Polícia Militar via concurso público, por meio de tempo de carreira, cursos técnicos da área e merecimento é possível ser promovido de cargo e consequentemente passar a receber mais.

Nessa ocasião, um dos cargos mais desejáveis dentro da PM é o do sargento. Mas, antes de saber mais sobre esse posto, saiba como funciona a hierarquia de postos e cargos dentro da Polícia Militar e quanto ganha um sargento da PM.

Como é organizado o grau hierárquico da Polícia Militar?

A base da Polícia Militar é estruturada de forma hierárquica, de modo que uma cadeia de comando é seguida por seus integrantes em níveis diferenciados.

Desse modo, a Polícia Militar é dividida em duas classes, sendo os oficiais, classificados por postos, e os praças, relacionados por graduações.

Enquanto o posto é o grau hierárquico do oficial, conferido por ato do Chefe do Poder, graduação se relaciona com o nível hierárquico da praça, conferido por ato do Comandante-Geral da Corporação.

Dessa forma, a hierarquia da Polícia Militar é dividida em:

  • Oficiais Superiores: Coronel, Tenente Coronel e Major;
  • Oficial Intermediário: Capitão;
  • Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente;
  • Praça Especial: Aspirante-a-oficial, Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano);
  • Praça Graduado: Subtenente, Primeiro Tenente, Segundo Tenente, Terceiro Tenente;
  • Praças: Cabo, Soldado 1ª Classe, Soldado 2ª Classe e Soldado PM Temporário.

O que faz um sargento da Polícia Militar?

Superiores aos cabos e soldados, mas inferior há outras subcategorias, o cargo de sargento na Polícia Militar, possui o encargo para a instrução de soldados ou servir em atividades administrativas.

Já no Exército, o sargento é responsável pelo comando na hora do combate.

Geralmente esse cargo assume funções importantes que se assemelham as de um oficial, como por exemplo, comandar as patrulhas ou os pelotões.

Quanto ganha um sargento da PM?

A evolução para os cargos de 2º e 3º sargento bem como subtenente é determinado a partir de tempo de atuação e merecimento. Nesse caso, o servidor também passa por um curso de aperfeiçoamento de sargento (CAS), com duração de três meses. Veja a média salarial de cada um dos cargos da Polícia Militar:

Sem contar que além da remuneração acima, os praças da Polícia Militar recebem alguns benefícios, como adicional de insalubridade, por exemplo, que é previsto por lei.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.