Quem foi Galileu Galilei?

Galileu foi um dos grandes nomes da história da ciência. Descubra quem foi Galileu Galilei e quais foram suas principais descobertas.

No mundo moderno dominam conhecimentos e invenções que não seriam possíveis sem os cientistas que se propuseram a estudar com profundidade assuntos que nos séculos passados eram grandes mistérios.

Um desses cientistas foi Galileu Galilei (1564–1642), um grande personagem da revolução científica que exerceu grandes estudos e descobertas.

Quem foi Galileu?

Galileu Galilei nasceu no dia 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, na Itália, filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã, e de Giulia Amnannati.

Ele foi um surpreendente matemático, físico, astrônomo e filosofo, e desenvolveu importantes estudos para o entendimento de questionamentos em todas essas áreas.

Desde pequeno, Galileu demonstrou habilidades na criação e fabricação de diversos brinquedos e engenhocas. Quando adulto iniciou o estudo de medicina na Universidade de Pisa, mas abandonou o curso para se dedicar à matemática.

Por vezes, recebeu o convite para lecionar matemática em universidades da Itália. Porém, devido aos questionamentos sobre postulações de Aristóteles, teve diversos desentendimentos e perdeu o reconhecimento e o posto de professor.

Porém, Galileu continuou com suas pesquisas e estudos na área. Um dos principais temas investigados por ele eram teorias e pensamentos que contrariavam a Igreja, que dominava a ciência e atribuía algumas explicações a Deus.

Com investigações e desmistificações com assuntos relacionados, como a astronomia, o cientista sofreu com controle da Inquisição. Assim, essas autoridades o obrigaram a renegar suas teorias publicamente e o impediram de prosseguir com suas investigações.

Galileu morreu no dia 8 de janeiro de 1642, isolado no seu castelo onde passou o resto da sua vida após a repressão da Inquisição.

Descobertas e realizações

Entre suas formulações científicas, as principais realizações são as invenções do termômetro e da luneta telescópica.

Além disso, descobriu os anéis de Saturno, as leis que regem o movimento pendular, e foi Galileu quem provou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Veja também: Gênios – Quais são as pessoas mais inteligentes do mundo?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More