Galileu Galilei

Galileu Galilei é um dos maiores nomes da ciência mundial e responsável por grandes descobertas da astronomia. Conheça mais sobre a vida deste importante cientista e saiba quais foram suas invenções.

0

Quem foi Galileu Galilei? Galileu Galilei ainda hoje é considerado um dos maiores nomes da ciência mundial. Ele estudou e se tornou referência em diversas áreas, como na física, matemática, astronomia e filosofia.

É considerado fundador da Ciência Moderna e pai da Física e Matemática e pilar essencial para o desenvolvimento da Revolução Científica.

Esse grande cientista transformou o conhecimento do universo com a astronomia, sendo o primeiro a usar o telescópio para observar o céu. Além disso, Galileu teve papel primordial para os fundamentos da mecânica.

Biografia de Galileu Galilei

Galileu nasceu no dia 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, na Itália. Era o mais velho de cinco irmãos, e seus pais eram Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.

Desde cedo, o pequeno Galileu já manifestava ser bastante inteligente e demonstrava interesse em artes, possuía criatividade e habilidades manuais, montando pequenos brinquedos e apetrechos.

Aos 10 anos de idade, já mostrava-se um aluno exemplar quando foi estudar no Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, em Toscana. Com 17 anos, decidiu ser jesuíta, mas o seu pai não aprovou tal decisão e o retirou do mosteiro.

Posteriormente, com 18 anos, matriculou-se no curso de medicina da Universidade de Pisa, mas abandonou a faculdade dois anos depois.

Entretanto, Galileu continuou estudando e trouxe muitas contribuições para a medicina e para muitas outras áreas.

Como sempre teve interesse pela ciência, por fenômenos astronômicos, física e matemática, o jovem cientista se aprofundou nessas áreas. Muitas de suas descobertas e postulações serviram de inspiração e ponto de partida para vários cientistas, como Isaac Newton.

A partir disso, desenvolveu princípios da Hidrostática, teve autoridade em áreas como geometria, mecânica e astronomia.

Em 1588, foi indicado para um cardo na Cátedra de Matemática na Universidade de Pisa. Posteriormente, em 1592, foi nomeado professor na Universidade de Pádua, onde ficou até 1610 e obteve sua reputação internacional.

Após sair de Pádua, Galileu viajou por parte da Europa, divulgando suas ideias e estudos. Entretanto, o cientista passou a ser acusado de heresia pela Igreja Católica, e, mesmo sendo um religioso, viu-se obrigado a negar suas próprias teorias científicas.

O Tribunal da Santa Inquisição o julgou e determinou que ele permanecesse em prisão domiciliar pelo resto de sua vida.

Galileu Galilei não se casou, mas teve uma vida amorosa com Marina Gamba, a quem conheceu em uma de suas viagens para Veneza. Eles tiveram três filhos, duas meninas que foram colocadas em conventos e um menino que viveu com a mãe.

Quando Galileu se mudou para Veneza, ele deixou Marina e seu filho. Em 1613, ela se casou com Giovanni Bartoluzzi.

No dia 08 de janeiro de 1642, aos 77 anos, Galileu morreu cego na cidade de Florença, Toscana.

Invenção do telescópio

Galileu desde cedo se interessou pela ciência e não se satisfez apenas com os estudos. Assim, ele criou invenções muito importantes para a humanidade.

PUBLICIDADE

O instrumento de observação de objetos a longa distância, denominado telescópio, foi inventado em 1608 pelo fabricante de lentes neerlandês Hans Lippershey. Entretanto, foi construído a primeira vez com o objetivo bélico e não astronômico.

Quando Galileu descobriu a existência desse instrumento, ele construiu várias versões para do objeto. As novas versões foram feitas com polimento de vidro, denominado por Galileu de perspicillum.

O cientista italiano é considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronômicas e o primeiro a descobrir os fenômenos celestes.

A partir do uso do telescópio para estudos do céu, várias descobertas foram feitas, muitos estudos foram iniciados e foi essencial para fornecer evidências para a comprovação do modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico.

Acredita-se que a observação das manchas solares sem proteção com o uso do telescópio foi o fator que fez com que Galileu ficasse quase cego.

Além do telescópio, outras invenções de Galileu Galilei foram: a balança hidrostática, relógio de pêndulo, o binóculo e o compasso geométrico.

Principais estudos de Galileu Galilei

Os estudos de Galileu foram de extrema importância para a Revolução Científica, período entre os anos de 1500 e 1700, que auxiliaram na separação entre a igreja e a ciência.

Teve papel fundamental na hidrostática e na mecânica, com estudos sobre o movimento pendular e movimento uniformemente acelerado.

Além disso, foi pioneiro no desenvolvimento de estudo do universo e desvendou questões sobre a astronomia.

Obras de Galileu Galilei

  • As operações da bússola geométrica e militar (1604)
  • O mensageiro das estrelas (1610)
  • Discurso sobre corpos na água (1612)
  • Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais (1632)
  • Duas novas ciências (1638)

Frases de de Galileu Galilei

Duas verdades nunca se podem contradizer.

A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.

Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las.

A dúvida é a mãe da invenção.

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.