Quem foi Tiradentes?
Tiradentes foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, transformado em símbolo nacional. Conheça mais sobre quem foi Tiradentes.
Tiradentes, um dos participantes da Inconfidência Mineira, é uma grande personalidade da história brasileira.
Seu nome foi dado ao feriado nacional de 21 de abril, data de sua execução.
Quem foi Tiradentes?
Tiradentes era o apelido dado a Joaquim da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos, português, e mãe brasileira, Maria Antônia da Encarnação Xavier.
Ele nasceu no 12 de novembro de 1746 na Fazenda de Pombal, localizada entra a Vila de São José e São João Del Rei, no território de Minas Gerais.
Ainda criança, Joaquim Xavier se tornou órfão ao perder a mãe aos 9 nove anos, e o pai, aos onze. Por isso, sem os pais, ele foi criado por seu padrinho que morava em Vila Rica.
O menino cresceu demonstrando excelentes habilidades como orador e comunicador. Já adulto, se juntou ao movimento dos inconfidentes e conseguiu conquistar novos apoiadores para a causa.
Além disso, Tiradentes teve várias profissões durante sua vida, como tropeiro, comerciante, minerador e militar. Somado a isso, ele atuava com práticas farmacêuticas, quando também arrancava dentes.
Dentro da causa revolucionária, o principal objetivo que envolvia os homens no movimento era a revolta contra a retirada das riquezas da região.
Exemplo disso era a cobrança de impostos excessivos, como o chamado “quinto”.
Morte de Tiradentes
Entretanto, o movimento dos inconfidentes mineiros era fortemente reprimido pelas forças militares e por perseguidos.
Em uma das viagens de Tiradentes ao Rio de Janeiro, na busca de mais adeptos, foi perseguido por soldados e capturado junto a muitos outros conspiradores.
A partir disso, Tiradentes assumiu toda a responsabilidade da conspiração e do movimento. Assim, foi de forma que foi o único condenado à morte.
A sua condenação também se explica por ser o militar com patente mais baixa entre os capturados.
Foi morto no dia 21 de abril de 1792 e seu corpo foi esquartejado e exposto na Praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro.
Em seguida, as partes do seu corpo foram espalhadas pela estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Heroificação
Quase 100 anos após sua morte, em 1889, a proclamação da república foi anunciada e a imagem Tiradentes foi exaltada como um herói nacional pelos republicanos.
A partir disso, Tiradentes se tornou um símbolo histórico na busca por uma figura que representasse contraposição aos tempos de monarquia.
Sua figura representa a liberdade e independência do Brasil. Assim, o dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado nacional.
Veja também: Quem foi o primeiro presidente do Brasil?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.