Risco à segurança: cidade turística brasileira está afastando visitantes de todo o mundo
O destino turístico em questão está vendo uma redução drástica no número de visitantes, com cada vez menos turistas querendo visitá-lo. Entenda os motivos!
O Brasil é conhecido em todo o mundo por ser um lugar alegre e vibrante, sendo o destino favorito de estrangeiros vindos de diversos países. Por mais que o nosso país tenha dimensões continentais, é de conhecimento de todos que a cidade mais conhecida é o Rio de Janeiro.
Porém, isso não impediu que a capital fluminense fosse apontada como uma das piores cidades para viajar, segundo uma pesquisa internacional.
A razão que está levando o grande número de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, a desistir da cidade maravilhosa é a segurança, ou melhor, a falta dela. Mas esse não foi o único ponto criticado pelos visitantes.
Riscos à segurança são o principal empecilho
Apesar das belezas inigualáveis, o lar do Cristo Redentor tem enfrentado desafios em relação à segurança, o que deixa os visitantes vulneráveis a crimes, como roubos e furtos. As notícias de violência chegam até os turistas, que acabam repensando a viagem, pois temem por sua integridade física.
O resultado dessa pesquisa reflete as preocupações enfrentadas pela cidade em relação à violência e à infraestrutura. Além da segurança, questões como comunicação, transporte e limpeza urbana também podem influenciar negativamente os viajantes.
Mas se engana quem acha que o Rio de Janeiro foi o único destino a receber avaliações negativas, pelo contrário. Cidades famosas como Lyon, na França, e Medellín, na Colômbia, também foram mal avaliadas pelos viajantes ouvidos.
As principais críticas foram sobre a falta de comunicação, o que atrapalhou experiências em pontos turísticos, restaurantes e hotéis. De modo geral, países subdesenvolvidos não se saíram bem ao olhos dos entrevistados.
Cidades mais bem avaliadas
Por outro lado, os destinos mais bem avaliados foram Toronto, Sydney, Edimburgo, Manchester e Nova York. Um dos principais motivos para isso é que, pro se tratarem de cidades que têm o inglês como língua oficial, a comunicação entre as partes é facilitada.
Para os entrevistados, esses destinos também se destacam por oferecer tranquilidade e segurança para os turistas.
Embora os resultados dessa pesquisa evidenciem os desafios enfrentados pelo Rio de Janeiro, devemos lembrar que a cidade continua tendo um grande potencial turístico.
As inúmeras belezas naturais, bens culturais e povo acolhedor são capazes de proporcionar uma experiência única para visitantes e moradores.
Comentários estão fechados.