Roncar pode significar que há algo de errado com a sua saúde
Ao contrário do que muitos pensam, o ronco não é apenas um simples barulho.
O ronco é um problema que afeta muitas pessoas e pode ser um sinal de alerta para problemas de saúde mais graves. Por ser um fenômeno bastante comum, ele, por muitas vezes, é ignorado e visto como algo normal.
No entanto, não dar atenção devida para isso significa ignorar os problemas do ronco, que são capazes de afetar a saúde severamente. Portanto, atentar-se mais a esse problema é fundamental para manter uma boa saúde.
Os problemas por trás do ronco
O ronco é um ruído que ocorre durante o sono devido à obstrução ou ao estreitamento das vias respiratórias, o que acaba causando vibrações nos tecidos presentes na garganta. Como é de conhecimento geral, o ronco afeta muitas pessoas, que, inclusive, podem não saber que roncar não é um indicativo de boa saúde.
- Apneia do sono
Segundo especialistas, o ronco pode indicar a presença da apneia do sono, condição que faz com que o indivíduo não respire por algum tempo enquanto dorme. Essa condição pode levar a problemas cardiovasculares, como hipertensão, doenças do coração e derrames cerebrais.
A apneia do sono pode ser identificada por sintomas como sonolência pela manhã, dificuldade de concentração, alto grau de irritabilidade, falta de foco e dores de cabeça matinais. Inclusive, o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade são grandes agravantes de quadros de apneia do ano.
- Existe tratamento?
O tratamento para a apneia do sono pode envolver mudanças no estilo de vida, como perda de peso, exercícios físicos regulares e mudanças na alimentação. Além disso, existem opções de tratamento com dispositivos que ajudam a manter as vias respiratórias abertas durante o sono.
- Jamais ignore o ronco
É de extrema importância lembrar que o diagnóstico precoce da apneia do sono e a adoção de medidas de tratamento adequadas podem prevenir complicações graves à saúde. Portanto, ignorar o ronco é uma opção extremamente inválida e irresponsável.
Além da apneia do sono, o ronco também pode estar associado a outras condições, como a obesidade e o refluxo gastroesofágico.
Em relação à obesidade, existe a possibilidade de acúmulo de gordura nos arredores das vias respiratórias, contribuindo, assim, para o estreitamento delas, de modo a resultar no ronco.
Por parte do refluxo gastroesofágico, o ronco acontece devido à inflamação e à irritação da garganta, além do acúmulo de líquido nos pulmões, o que dificulta a respiração durante o sono.
Comentários estão fechados.