Sabesp vai aumentar conta de água em quase 10%

A Sabesp já havia divulgado que a conta de água ia ficar mais cara, mas a atitude desagrada moradores de São Paulo. Entenda.

Ninguém quer pagar mais caro por serviços básicos, então as reclamações nas redes sociais revelam a indignação com o aumento de quase 10% com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Além do encarecimento dos serviços, a empresa também se responsabiliza por pequenas obras na capital. 

Veja também: Afinal, quanto o seu dinheiro pode render em 12 meses na poupança?

Sabesp anuncia aumento na conta de água

Segundo o último comunicado da Sabesp, feito no dia 9 de abril, a conta de água vai ficar 9,56% mais cara. Assim como em outros aumentos, a companhia recebeu inúmeras críticas no Twitter. Em resposta, a companhia disse que o reajuste é necessário.

O encarecimento da água que afeta 370 municípios de São Paulo causou revolta, pois alguns internautas afirmam que o serviço não é bom. Em um tweet, uma usuária afirma que mora em um local que sofre com enchentes e ninguém faz nada. 

Por que a conta de água vai ficar mais cara?

Os reajustes são feitos de forma periódica. A única exceção foi durante o período de pandemia. Agora que a Covid-19 já não é mais uma emergência global, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) autorizou as próximas correções. 

Esta nova correção considera o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação geral. Nos últimos 12 meses, essa taxa atingiu 5,6%, mas por que a conta vai ficar quase 10% mais cara e não 5%? 

A organização disse que em 2022, esse valor havia sido descontado. Sendo assim, o ajuste que não foi feito de 5,55%, será adicionado nas próximas cobranças, levando a uma diferença maior no valor. 

Cuidados para economizar e reduzir prejuízos

É possível que você esteja pagando mais caro pela água devido a alguns problemas, como vazamentos. Nesse caso, não deixe de fazer uma vistoria no encanamento, no intuito de reduzir esse tipo de despesa.

Outro fator que eleva o gasto desse recurso é a imprecisão do hidrômetro. Neste caso, a orientação é pedir a troca da peça à Sabesp, caso seja constatado algum defeito.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.