Saiba como ambientes saudáveis podem ajudar no desenvolvimento de crianças
Um ambiente harmonioso e acolhedor pode ser fundamental para uma criança prosperar na vida.
As crianças que têm relacionamentos familiares positivos e vivem em um ambiente saudável têm mais chances de sucesso na vida. Essa foi a conclusão de um estudo realizado entre 2016 e 2019 e publicado na Revista Pediatrics em 16 de maio de 2022. Estudos anteriores mostraram que ter uma família saudável reduz o risco de problemas comportamentais e abuso de drogas mais tarde na vida. Nesse sentido, confira mais detalhes neste artigo sobre como um ambiente saudável ajuda no desenvolvimento das crianças.
Leia mais: Fotografia com tema ‘sonhos’ está com inscrições abertas
Estudos mostram que um ambiente saudável pode ajudar no desenvolvimento das crianças
O estudo mencionado, apresentado na Revista Pediatrics, demonstrou que os laços familiares estão ligados à prosperidade de um indivíduo, não apenas à sobrevivência ou a evitar danos. O estudo incluiu 37.025 crianças de 11 a 13 anos de 26 países. Cuidado, apoio, segurança, respeito e participação eram os cinco aspectos que determinam o vínculo familiar.
Os participantes receberam uma afirmação para cada tópico e foi solicitado que avaliassem o quanto concordavam com ela, variando de zero (não concordo) a quatro (concordo totalmente). Por exemplo, para avaliar o nível de cuidado, perguntou-se às crianças o quanto elas concordavam com a afirmação “Sinto-me seguro em casa”.
O que os resultados apontaram?
Os pesquisadores descobriram que os adolescentes que afirmaram ter uma relação próxima com a família também apresentaram ter sucesso na vida. Portanto, a essência de uma conexão familiar é quando as crianças se sentem aceitas e respeitadas em casa, o que lhes permite aprender sobre seus pontos fortes e fracos em um ambiente seguro enquanto desenvolvem sua identidade.
Quando se trata de florescer, trata-se de crianças aceitarem seus pontos fortes e fracos e então serem capazes de usar seus pontos fortes para encontrar o propósito de sua vida. Em comparação com crianças com um nível mais baixo de conexão familiar, aquelas com o nível mais alto de conexão tinham 49% mais chances de sucesso ao final dos testes.
Comentários estão fechados.