Salvador Dalí
Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.
Um dos mais importantes artistas plásticos da Espanha e da história, Salvador Dalí foi o maior expoente do Surrealismo. Notório excêntrico, Dalí foi um pintor inventivo que dominava a técnica clássica e que chamou atenção pela qualidade onírica de suas obras.
Biografia
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, I marqués de Dalí de Púbol (1904 – 1989) nasceu na vila de Figueres, Catalunha, Espanha. Seu pai era um pai austero advogado de classe média, além de um ateu anticlerical e um federalista pela Catalunha.
Dalí tinha uma relação muito próxima com sua mãe até sua morte, quando ele tinha 16 anos. Sobre o ocorrido ele afirmou: “foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma”
Salvador Dalí viveu em Madrid enquanto estudou na Academia de Artes de San Fernando, de 1921 à 1926 (quando foi expulso por se recusar a cursar a disciplina de Teoria das Belas Artes). Nesse período, já era considerado excêntrico pelo modo de vestir-se e pelas visões artísticas nesta época.
Ilustrou livros, realizou exposições e se envolveu com pintores, cineastas e escritores contemporâneos. Teve amizade com Pablo Picasso, Juan Miró, Rafael Alberti e Federico García Lorca. Colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel na produção do curta-metragem Un Chien Andalou.
Na década de 1930, Dalí foi alçado à fama. Uniu-se a um grupo de pintores surrealistas, dentro do qual passou dez anos, até ser expulso por suas visões políticas. Mudou-se da espanha pela guerra civil e, na ocasião da segunda guerra mundial, foi viver nos Estados Unidos.
Neste período ele colaborou com os estúdios Walt Disney na produção da animação Destino e com Alfred Hitchcock, no filme “Spellbound”. Após retornar à Catalunha, onde viveria o resto de sua vida, dedicou-se ao Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres, na Catalunha, Espanha.
As duas maiores coleções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, na Flórida, Estados Unidos, e o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres, na Catalunha, Espanha.
Principais Obras
- 1929 – O Grande Masturbador
- 1929 – Os Primeiros Dias da Primavera
- 1931 – A Persistência da Memória
- 1932 – O Nascimento dos Desejos Líquidos
- 1932 – Pão-antropomorfo catalão
- 1933 – Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro
- 1936 – Canibalismo de Outono
- 1937 – Cisnes refletindo elefantes
- 1937 – Metamorfose de Narciso
- 1937 – Girafa em Chamas
- 1938 – España 1938
- 1940 – A Face da Guerra
- 1943 – Poesia das Américas
- 1943 – Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo
- 1945 – A Cesta do Pão
- 1946 – A Tentação de Santo Antônio 7
- 1948 – Os elefantes
- 1949 – Leda Atômica
- 1951 – Cristo de São João da Cruz
- 1952 – Galatea das Esferas
- 1954 – Crucificação (“Corpus Hypercubus”)
- 1955 – A Última Ceia
- 1956 – Natureza-Morta Viva
- 1958 – Rosa Meditativa
- 1959 – A Descoberta da América por Cristóvão Colombo
- 1970 – Toureiro Alucinógeno
- 1972 – La Toile Daligram
Frases
A inteligência sem ambição é um pássaro sem asas.
O surrealismo é destrutivo, mas destrói apenas o que considera limitar nossa visão.
O verdadeiro pintor é aquele que é capaz de pintar cenas extraordinárias em meio a um deserto vazio. O verdadeiro pintor é aquele que é capaz de pintar pacientemente uma pêra cercada pelos tumultos da história
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.