Saúde dos olhos: conheça alguns alimentos que protegem sua visão contra a degeneração macular
A degeneração macular é uma das doenças com maior capacidade de afetar a saúde dos olhos. No entanto, alguns alimentos comuns podem ajudar a evitar esse mal.
A saúde dos nossos olhos é um bem precioso, e é natural querer fazer de tudo para evitar as alterações visuais que são frequentemente associadas ao envelhecimento, como dificuldade para enxergar à noite e visão turva.
Felizmente, pesquisas têm demonstrado que uma combinação de cuidados e nutrientes adequados pode fortalecer nossos olhos e prevenir a degeneração macular.
O perigo da degeneração macular
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que afeta o centro do campo de visão e pode ser causada pela deterioração da retina ou por vasos sanguíneos com vazamento sob a retina.
Estudos recentes publicados no JAMA Ophthalmology revelaram que o número de pessoas afetadas por esse mal é mais de 2,75 vezes maior do que se pensava.
Os primeiros sinais de alerta incluem embaçamento da visão central ou dificuldade em enxergar à noite e com pouca luz. Além disso, distorções na visão central, como linhas retas que parecem curvas, também podem indicar a presença da doença.
O desafio é que a doença pode estar em estágio avançado antes que os sintomas se manifestem. Por esse motivo, é importante realizar visitas regulares ao oftalmologista, especialmente para pessoas com mais de 50 anos ou que sejam fumantes.
Infelizmente, ainda não há cura, mas estudos têm mostrado que suplementos nutricionais com a combinação de luteína, zeaxantina, vitaminas C e E, zinco e óxido cúprico (AREDS2) podem reduzir o risco de progressão da doença em pacientes diagnosticados.
Alimentos para evitar a degeneração macular
Consumir diariamente suco de laranja ou suco de pêssego pode ajudar a reduzir o risco da doença devido aos flavonoides presentes nessas frutas. Incluir o espinafre na dieta diária é outra medida recomendada, uma vez que ele é uma excelente fonte de nitratos, que podem ser convertidos em óxido nítrico, melhorando o fluxo sanguíneo para a retina.
Estudos sugerem que o uso de açafrão na forma de “leite dourado” pode reduzir o estresse oxidativo que desencadeia o mal, devido às propriedades benéficas da curcumina, presente nessa especiaria. Além disso, a suplementação com zeaxantina, luteína e açafrão pode proteger os olhos da inflamação.
Incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B também é importante para a saúde ocular. Opções como fígado animal, carnes, sardinha, ovos, vegetais folhosos verdes e grãos integrais são excelentes fontes dessas vitaminas que, além de protegerem contra a degeneração macular, ajudam a prevenir cataratas, retinopatia diabética e glaucoma.
Inclua esse itens na sua dieta e proteja a sua visão!
Comentários estão fechados.