Se você quer perder peso, não é Ozempic que deve tomar – veja os riscos
Medicamento indicado para diabetes tipo 2 tem sido usado para perda de peso, o que traz riscos à saúde.
O Ozempic, produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, é amplamente conhecido por seus efeitos na perda rápida de peso, muito embora seu uso primário seja para tratamento de diabetes tipo 2.
Apesar das recomendações médicas e indicações da bula, muitas pessoas têm utilizado o medicamento para emagrecer.
A principal substância do Ozempic é a semaglutida, aprovada pela Anvisa para tratar obesidade. Contudo, o uso estético sem supervisão médica pode resultar em sérios riscos.
Recentemente, o termo ‘cabeça de Ozempic’ ganhou popularidade nas redes sociais, destacando um dos efeitos colaterais do remédio.
‘Cabeça de Ozempic’: o que é isso, afinal?
A ‘cabeça de Ozempic’ refere-se à desproporcionalidade entre a cabeça e o corpo, causada pela rápida perda de massa muscular.
Segundo Ricardo Barroso, endocrinologista da SBEM-SP, essa desproporção se deve à redução da massa corporal, especialmente nas pessoas que não consomem proteínas adequadas.
“Essa questão da desproporcionalidade entre rosto e corpo acontece pela perda de massa muscular, causada pelo rápido emagrecimento. Isso dá a sensação do resto do corpo estar mais magro do que a cabeça. Então, tudo tem a ver com a falta de massa muscular e de estrutura da composição corporal.”
Além da desproporcionalidade, o rápido emagrecimento pode levar à flacidez em várias partes do corpo. O rosto, o abdômen, os flancos, as coxas e os glúteos podem ser afetados. A falta de disposição para atividades físicas durante o uso do remédio agrava essa condição.
Estudos indicam que, após 68 semanas de uso, 86,4% das pessoas perderam pelo menos 5% do peso corporal. A rápida queda de peso pode reduzir a massa muscular e a densidade óssea, resultando em sarcopenia.
Funcionamento da semaglutida
A semaglutida, componente ativo do Ozempic, imita o hormônio GLP-1, regulando a produção de insulina e prolongando a sensação de saciedade. No entanto, seu uso indevido pode causar diversos efeitos colaterais, como:
-
Desidratação;
-
Diarreia;
-
Dificuldade para se alimentar;
-
Dor de cabeça;
-
Inapetência excessiva;
-
Mal-estar;
-
Náuseas;
-
Pedra na vesícula;
-
Vômitos.
O que diz a farmacêutica Novo Nordisk
A Novo Nordisk enfatiza que não apoia o uso sem orientação profissionals de seus medicamentos. A empresa ressalta que os efeitos adversos são comuns e geralmente leves, não levando à interrupção do tratamento.
A companhia recomenda acompanhamento médico para minimizar reações adversas. Comer porções menores, evitar alimentos gordurosos, manter-se hidratado e reduzir o consumo de álcool são medidas sugeridas para atenuar os efeitos colaterais.
*Com informações de CNN.
Comentários estão fechados.