Segredo do Coliseu vem à tona e deixa pesquisadores intrigados
A construção do Coliseu é um assunto que ainda hoje rende muitas especulações e deixa pesquisadores curiosos. Uma recente descoberta foi reveladora para eles!
O Coliseu, o maior anfiteatro do mundo, era capaz de receber até 80 mil espectadores. A estrutura é uma das maiores maravilhas do Império Romano e da história em geral. Sua beleza reconhecida mundialmente envolve diversos mistérios e curiosidades, principalmente sobre sua construção. Veja alguns segredos revelados nos últimos anos.
Leia mais: Tesouros do passado: raro medalhão de imperador romano é encontrado na Bulgária
Descobertas recentes em Pompeia revelaram indícios das técnicas de construção romana. Mesmo após tantos anos e avanços tecnológicos, a origem de alguns materiais usados na construção do Coliseu ainda é incerta. Pedras vulcânicas e mármores foram provenientes de várias regiões do Império Romano, mas a origem de outros materiais, como o concreto, ainda é um assunto debatido entre especialistas.
Construção do Coliseu
As descobertas mais recentes mostraram a técnica original de preparação do cimento romano, feito por meio de uma mistura quente de cal viva e pozolana seca, com água adicionada pouco antes da construção. Essa abordagem facilitava o processo de secagem do concreto, reduzindo o tempo necessário para as construções.
As técnicas para construir uma estrutura tão grandiosa e complexa com recursos da época intrigam engenheiros e arqueólogos. O uso de técnicas como encaixe e amarração de pedras sem argamassa, por exemplo, são mistérios fascinantes.
Arqueólogos encontraram ferramentas de trabalho, telhas, tijolos de tufo, cabos e pedras, além de ânforas usadas para armazenar os materiais de construção. Estima-se que milhares de pessoas tenham trabalhado na obra, mas ainda existem muitos segredos relacionados às origens, condições de trabalho e objetos utilizados na época.
Inaugurado no ano 80 d.C., o Coliseu foi palco de espetáculos grandiosos, como lutas de gladiadores, caçadas a animais selvagens e execuções. Ao longo dos anos, o teatro foi danificado por terremotos e saques, passando por processos de restauração, muitos dos quais continuam em andamento.
Sem dúvida alguma, muito mistério ainda existe sobre a construção do anfiteatro. O Coliseu é um patrimônio mundial da UNESCO e um dos destinos turísticos mais populares da Itália e do mundo inteiro.
Comentários estão fechados.