Série documental mostra a influência da cultura do Brasil na África

Ao longo dos episódios, os protagonistas buscam relações históricas, culturais, ancestrais, religiosas e culinárias entre o Brasil e os países africanos.


A série Sankofa – A África que te Habita, estreou no canal Prime Box Brazil. O documentário narra a viagem do fotógrafo César Fraga e do professor de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maurício Barros de Castro, por nove países do Continente Mãe: África.

Ao longo dos episódios, os protagonistas buscam relações históricas, culturais, ancestrais, religiosas, mitológicas e culinárias entre o Brasil e os países africanos.

Série Sankofa – A África que te Habita

A série é produzida pela FBL Criação e Produção, dirigida por Rozane Braga e roteirizada por Zil Ribas. O foco da produção é acompanhar a expedição por locais de memória da África Moderna.

Partindo de Fortaleza, o projeto viajou por nove cidades africanas: Guiné (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal), Mina (Gana, Togo, Benim e Nigéria), Angola e Moçambique.

A seleção dos países seguiu critérios relacionados ao comércio transatlântico de escravos, no período do Brasil colônia. Por meio das andanças pelos portos das rotas do tráfico negreiro, as fotos de Fraga e a contextualização histórica de Castro situam o espectador em uma parte primordial da história.

Além disso, a série coloca em evidência os relatos de viagem e entrevistas com intelectuais. Entre as figuras de destaque, há a participação do historiador Alberto da Costa e Silva, do antropólogo Milton Guran e do sociólogo Muniz Sodré.

Os dez episódios de Sankofa enfatizam o impacto da escravidão na África. Também evidenciam como a cultura brasileira influenciou países como Angola, Nigéria e Benim, após o regresso de descendentes para o continente.

No dia 15 de maio, o terceiro capítulo da série retrata o Senegal, país que forneceu escravos ao Maranhão. A série começou a ser transmitida em maio e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30. O último episódio será exibido no dia 3 de julho.

Os contos inseridos nos episódios focam na valorização da cultura oral, que preservam o pensar africano. As narrações mitológicas ficaram por conta da atriz Zezé Motta.

Ficha Técnica Sankofa – A África que te Habita

  • Série: Sankofa – A África que te Habita
  • Ano: 2020
  • Plataforma: canal Prime Box Brazil
  • Gênero: documentário/histórico
  • Episódios: 10

Confira também: Os 14 melhores filmes da Amazon Prime Video para assistir em maio de 2020

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More