A maçonaria é conhecida pela adoção de símbolos que reafirmam os princípios e valores dos seus praticantes.
A maioria dos símbolos maçônicos remetem à construção civil, o que reforça a necessidade de aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual.
A evolução do maçom dentro da maçonaria se divide em graus que se relacionam a conjuntos específicos de símbolos.
Vejamos alguns símbolos maçônicos que selecionamos para você.
Símbolos da maçonaria
Os símbolos maçônicos não remetem a poderes mágicos ou a ritos. Eles cumprem a função de um texto que foi criado pelos próprios seguidores da maçonaria.
Sendo assim, a simbologia maçônica busca transmitir uma mensagem que se relacione com a aprendizagem e reflexão de cada maçom.
Um dos símbolos mais importantes da maçonaria é o triângulo que possui um olho em seu centro.
Este símbolo faz menção ao Grande Arquiteto do Universo, um ser onisciente que tudo vê, tudo sabe e tudo julga. Originado do Egito Antigo, o símbolo acima se relaciona ao processo criativo que desencadeou no surgimento do Universo.
Nesse sentido, a maçonaria acolhe os indivíduos agnósticos e ateus, além dos cristãos. Comprovando que ele não se vincula somente a uma perspectiva deísta do mundo.
Durante o século XVIII, surgiu um símbolo bastante significativo para os maçons, o enlace entre o esquadro e o compasso, com a letra G ao centro.
O esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal e pode significar a ação do homem sobre si mesmo e sobre a matéria.
Já o compasso faz alusão à imensidão do universo, à unidade e ao círculo. A presença da letra G, ao centro, significaria a geometria como a ciência maçônica.
No entanto, algumas teorias apontam que essa letra representa o principal mistério maçônico ou ainda que ela se refere a God (Deus, em inglês).
Este símbolo faz menção à importância da associação entre o mundo espiritual e o mundo material.
A trolha é outro importante símbolo na maçonaria. Ela desempenha uma função indispensável na construção civil: aplicar a argamassa que unirá as pedras ou tijolos.
Para os maçons, essa ferramenta prega a tolerância e o amor entre os membros da maçonaria. Ao perderem a forma de pedra bruta (também símbolo maçom), os seguidores vão em busca de uma relação saudável entre si.
Saiba mais em:
- Confira 5 curiosidades sobre a Independência do Brasil
- Saiba tudo sobre a Wicca, a religião da Deusa Mãe
- Olho de Hórus – O que é, significado, curiosidades
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.