Ethos x Moris – Qual é a diferença entre ética e moral?

A moral se refere ao costume e hábito de uma sociedade, em constante alteração. Já a ética delineia as ações e o comportamento particular de uma pessoa.

Ética e moral são dois conceitos semelhantes presentes no contexto social, mas não necessariamente iguais.

A moral simboliza os hábitos e costumes da sociedade, enquanto a ética sintetiza os estudos alicerçados nos valores morais que designam o comportamento humano no meio social.

A moral e a ética são estudadas no campo da Filosofia há mais de mil anos, sobretudo, por Aristóteles, Sócrates e Platão. Contudo, a noção de ética como princípio definido e aplicado a um grupo é recente, datada em 1600.

Porém, para compreender a diferença entre ética e moral vamos ver a etimologia de ambas as palavras!

O que é ética?

ética

A ética é uma palavra derivada do vocábulo grego ethos, cujo significado é caráter e modo de ser. O termo é empregado para referenciar o modo de agir de alguém, o qual representa as suas ações e comportamentos.

Nesse caso, a nomenclatura atribui as diferentes maneiras que o ser humano reage ou responde a algo que já foi preestabelecido. Isso depois de julgar as ideias a partir dos seus valores individuais de bem e mal.

Em síntese, a ética é o comportamento particular de uma pessoa. Ele se direciona como fruto da reflexão dela, a partir de um código de ética ou conduta com aplicabilidade global.

Na área da Filosofia, designa-se como ética o estudo das ações morais e a atribuição dada a elas de certas ou erradas. Diante disso, pode-se referenciar a ética como uma possível filosofia moral.

Entre os exemplos de condutas éticas temos o respeito às leis, a tolerância religiosa e a atitude de ser honesto no local de trabalho.

Contudo, a ética não pode ser associada à lei, já que os indivíduos não podem ser penalizados pelo Estado ao não adotarem normas éticas.

Entretanto, a ética possui a responsabilidade de delinear algumas condutas cotidianas, sendo um exemplo o caso dos códigos de ética profissional, que descrevem como a pessoa deve atuar conforme a sua profissão.

No caso do código de ética do jornalista, por exemplo, o artigo 4º salienta que o compromisso do jornalista deve ser com a verdade no relato dos fatos, o que lhe exige a apuração dos mesmos.

Todavia, a ética é válida apenas às ações humanas, tendo em vista que os outros seres agem conforme os seus instintos, ou seja, sob o determinismo biológico.

O que é moral?

moral

A moral deriva do termo em latim morales, que se refere aos costumes. Assim sendo, a moral é o conjunto de regras aplicáveis ao cotidiano e empregada pelos cidadãos.

De maneira geral, a moral simboliza o costume e hábito de um povo, uma comunidade ou uma sociedade, significado por determinado tempo. Isso quer dizer que a moral está em constante alteração, já que os hábitos sociais são mutáveis conforme o local.

Para citar um exemplo, a poligamia é vista como algo imoral no Ocidente, mas no Oriente não. Essa definição foi atribuída previamente, por meio de um consenso ou uma cultura local.

Desse modo, a moral é resultado do padrão cultural vigente e enquadra nas regras criadas para o convívio entre os membros daquele meio social. De maneira geral, são regras determinadas para o convívio agradável de todos.

Em síntese, é quando eu converto a ética para uma forma escrita e as suas normas deixam de ser individuais e ganham uma aplicabilidade coletiva. Seria a orientação das ações e do julgamento do que é moral ou imoral, certo e errado em sociedade, bom ou mau, isso conforme as convenções.

Outro exemplo de algo moral é o uso da calça jeans. Antes, era visto como imoral, mas hoje é moralmente aceito.

Mais uma vez, diferente da ética que é individual, a moral é fornecida pelas instituições, grupos ou cultura em que a pessoa faça parte.

Você pode gostar de: O que é Sociologia? Compreenda o seu significado e propósito na Ciência!

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.