Você tem colesterol alto? Esses sinais sutis podem indicar que sim – Incluindo um no pé
Reduzir o colesterol LDL é possível com acompanhamento médico e nutricional.
O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo, mas que em excesso pode provocar problemas. Embora normalmente não haja sintomas, conhecer os sinais de colesterol alto no organismo pode contribuir para detectar esse problema ainda cedo e reduzir as chances de ataques cardíacos ou derrames cerebrais.
Conheça os sinais de colesterol alto
Considerada uma doença silenciosa, o colesterol alto, normalmente, é identificado por meio de exame de sangue para medir os níveis de triglicerídeos, colesterol total e os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).
Apesar disso, o colesterol alto pode apresentar acúmulo de gordura no organismo, em especial no fígado. Nesse sentido, alguns sinais de colesterol alto aparecem no corpo, como:
- Xantelasma – Depósito de colesterol ao redor dos olhos, são as famosas bolinhas ou manchas de gordura;
- Inchaço abdominal e sensibilidade na região;
- Fadiga em excesso;
- Dores de cabeça.
Além desses sinais, o colesterol alto, com níveis elevados de LDL, pode provocar o aparecimento da doença arterial periférica (DAP), que obstrui a circulação sanguínea na região das pernas.
Além das dores ao caminhar, a doença arterial periférica também apresenta outros sintomas:
- Temperatura da pele mais fria, especialmente nos pés;
- Afinamento da textura da pele e alterações da coloração;
- Unhas do pé se tornam mais fracas e há queda de pelos nas pernas;
- Cãibras;
- Dormências na perna.
Caso um desses sinais de colesterol alto apareça, é fundamental buscar ajuda médica, de clínico geral, endocrinologista, cardiologista ou hepatologista para receitar exames clínicos.
Como reduzir o colesterol alto?
Depois da confirmação do colesterol alto pelos exames de sangue, é hora de iniciar o tratamento para reduzir os níveis de colesterol no organismo. A depender da situação, os médicos podem receitar medicamentos para eliminar o excesso de colesterol do corpo.
Aliada à medicação, incluir atividades físicas na rotina e alimentação saudável também são tratamentos indicados. Além de reduzir o consumo de frituras, fast-foods e alimentos ultraprocessados, o paciente deve incluir frutas, verduras, legumes e grãos integrais na dieta.
Comentários estão fechados.