Tem gordura no fígado? Chá pode ser a solução, segundo estudo
Um estudo revela que o chá verde, combinado com exercícios físicos regulares, pode reduzir em até 75% a quantidade de gordura no fígado.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que a combinação de chá verde com exercícios físicos regulares pode reduzir significativamente a gordura hepática. O estudo, conduzido em roedores, mostrou uma diminuição de até 75% na gordura no fígado graças a essa interação.
Os resultados sugerem que os compostos bioativos do chá verde podem interferir com as enzimas digestivas, diminuindo a absorção de gorduras pelo corpo. Este achado promissor abre caminhos para novas abordagens no combate a doenças hepáticas gordurosas.
Gordura no fígado
O resultado do estudo sugere ainda que o chá verde pode influenciar a expressão de genes relacionados à formação de novas mitocôndrias, as “centrais de energia” das células, o que pode levar a uma metabolização mais eficiente das gorduras.
Mas não basta apenas consumir o chá verde para alcançar tão resultado. Isso porque, segundo a pesquisa, a prática regular de exercícios físicos faz a diferença. A atividade aumenta o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal, inclusive no fígado.
Embora os resultados sejam animadores, é importante ressaltar que mais estudos devem ser conduzidos, principalmente em humanos, já que as primeiras descobertas foram feitas em roedores.
Os resultados do estudo são animadores, principalmente ao considerar que a doença esteatose hepática, ou “fígado gorduroso”, é silenciosa e afeta milhões de pessoas no mundo todo.
Independentemente dos resultados da pesquisa, a recomendação é adotar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada, exercícios físicos e consumo moderado de bebidas alcoólicas, pois isso ajuda a prevenir e tratar a doença.
Atenção aos sintomas de gordura no fígado
Por ser silenciosa em muitos casos, pode ser difícil identificar a presença de gordura no fígado. Apesar disso, alguns sinais de alerta são:
- Fadiga
- Dor abdominal
- Inchaço
- Perda de peso inexplicável
- Cansaço
Ao notar qualquer um dos sinais, procure um profissional de saúde. Exames como o ultrassom abdominal é usado para identificar a doença precocemente. A esteatose hepática pode evoluir para doenças mais graves, como cirrose e câncer de fígado, se não for tratada adequadamente.
Comentários estão fechados.