Teoria Psicodinâmica: Abordagens e Proponentes
A teoria psicodinâmica é, na verdade, uma coleção de teorias psicológicas. Elas enfatizam a importância dos impulsos e outras forças humanas.
A teoria psicodinâmica é, na verdade, uma coleção de teorias psicológicas. Elas enfatizam a importância dos impulsos e outras forças no funcionamento humano, especialmente os impulsos inconscientes. A abordagem sustenta que a experiência da infância é a base para a personalidade e os relacionamentos adultos.
A teoria psicodinâmica originou-se nas teorias psicanalíticas de Freud. Ela inclui quaisquer teorias baseadas em suas ideias, incluindo as de Anna Freud, Erik Erikson e Carl Jung.
Origem
Entre o final dos anos 1890 e 1930, Sigmund Freud desenvolveu uma variedade de teorias psicológicas. Elas eram baseadas em suas experiências com pacientes durante a terapia. Ele chamou sua abordagem de terapia psicanalítica. Suas ideias se popularizaram através de seus livros, como ‘A Interpretação dos Sonhos’.
Em 1909, ele e seus colegas viajaram para os EUA e deram palestras sobre psicanálise, espalhando ainda mais as ideias de Freud. Nos anos que se seguiram, foram realizadas reuniões regulares para discutir teorias e aplicações psicanalíticas.
Freud influenciou vários pensadores psicológicos importantes. Estes incluíam Carl Jung e Alfred Adler.
Foi Freud quem introduziu pela primeira vez o termo psicodinâmica. Ele observou que seus pacientes exibiam sintomas psicológicos sem base biológica. No entanto, esses pacientes não conseguiram interromper seus sintomas apesar de seus esforços conscientes.
Freud concluiu que, se os sintomas não pudessem ser evitados pela vontade consciente, eles deveriam surgir do inconsciente. Portanto, os sintomas eram o resultado de o inconsciente se opor à vontade consciente. Era uma interação que ele apelidou de “psicodinâmica”.
A teoria psicodinâmica foi formada para abranger qualquer teoria derivada dos princípios básicos de Freud. Como resultado, os termos psicanalítico e psicodinâmico são frequentemente usados de forma intercambiável.
No entanto, há uma distinção importante: o termo psicanalítico refere-se apenas às teorias desenvolvidas por Freud. Já o termo psicodinâmico referencia as teorias de Freud e aquelas baseadas em suas ideias. Isso inclui a teoria psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson e o conceito de arquétipos de Jung.
De fato, muitas teorias são abrangidas pela teoria psicodinâmica, que é muitas vezes referida como uma abordagem ou uma perspectiva em vez de uma teoria.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.