O que foi o Humanismo?

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que colocava o ser humano no centro do mundo.

0

O Humanismo foi uma corrente intelectual que passou a vigorar a partir do século XV. Marcado por uma corrente de pensamento que diminuía a relevância cultural construída durante a Idade Média, o Humanismo valorizava o antropocentrismo.

Esta corrente intelectual foi largamente influenciada pela Antiguidade Clássica greco-romana que colocava o ser humano em evidência, no centro do mundo.

A racionalidade foi o segundo elemento fundamental para a definição do Humanismo. Em oposição à fé, a razão foi colocada em evidência na medida em que o pensamento medieval (religioso) passou a perder o valor.

Outro aspecto importante a ser citado sobre esta corrente, é o cientificismo, que se caracteriza pela crença da superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana, pois é a única que apresenta resultados práticos conquistados a partir de uma metodologia investigativa.

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que influenciou o Renascimento e marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.