10 Textos Pequenos para Leitura, Interpretação e Ortografia

Textos pequenos com histórias breves são materiais fundamentais na aprendizagem de leitura e interpretação das crianças.

0

A alfabetização é uma fase primordial no desenvolvimento das crianças. Para isso, é preciso ser o mais didático possível no processo de aprendizagem de leitura e interpretação dos pequenos.

Materiais simples e de tamanhos pequenos são essenciais nessa ocasião. Geralmente, para atrair alunos de séries iniciais, são usados textos com alguma história simples e com desenhos. Vale ressaltar que o hábito da leitura e da interpretação aumenta o conhecimento e ajuda na construção textual.

Veja a seguir 10 Textos pequenos para leitura e interpretação.

É hora de história

Hora da História

“Heloísa é a professora de uma turma de crianças de 6 anos. Ela adora contar histórias para seus alunos, no final do horário, as crianças sentam-se no chão de frente para a professora, ficam quietinhas e curiosas, aguardam.
A professora começa a história dizendo:
– A história de hoje é “A hiena teimosinha”
A professora conta a história, mostra as gravuras do livro e faz perguntas, Helio diz:
– Que história legal, professora conta outra.
Heloísa responde:
– Hoje não há mais tempo, amanhã vocês conhecerão a historia do “hipopótamo comilão”, combinado?” (Graça Boquet)

Questões

  1. Qual é o título do texto?
  2. Quem é o autor?
  3. Quantos parágrafos há no texto?
  4. Quem é Heloísa?
  5. O que a professora gosta de fazer no final do horário?
  6. Como ficam as crianças durante a leitura?
  7. O que Helio sempre diz no final da historia?
  8. Faça uma ilustração da história:

A  Margaridinha Branca

Margaridinha Branca

Margaridinha  Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta:
– Toc… toc…toc… Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
– Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
A Chuva foi-se embora. A  Margaridinha  continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta:
– Chu… Chu…chu… Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
– Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!
O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.
– Flap… flap…flap.. Margarida, sou o Sol! Quero entrar na sua casa.
– Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres:
– Toc…toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos  a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.
A Chuva pegou  a  mão  direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e… Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:
“ A  primavera chegou… A primavera chegou..”

Questões

  • a) Qual  é o nome  da história?
  • b) Quem é a autora?
  • c) Quantos  parágrafos tem esta história?
  • d) Quem é a personagem principal da história?
  • e) Quais são  os  outros personagens da história?
  • f) Onde ocorreu  a história?

Festa no céu

Festa no Céu

Ia ter festa no céu. Quando o urubu avisou o sapo, ele abriu o bocão e disse:
– OBAAAA!!
O urubu disse:
– Vai ter muita comida.
E o sapo:
– OOOOBAAA!!!
– Vai ser uma curtição: música e dança.
Aí o sapo abriu mais a boca:
– OOOOBAAAAAAA!!
– É, mas só vai entrar quem tem a boca pequena.
E o sapo, fazendo biquinho, disse:
– Coitadinho do jacaré!

Questões:

  1. Circule no texto os nomes de animais que aparecem
  2. O que aconteceria no céu
  3. Quem avisou o sapo da festa?
  4. Monte frases com as palavras: a) Sapo e b) Festa

Você conhece a cantiga “Dona aranha?”

Dona Aranha

Dona Aranha
subiu pela parede
veio a chuva forte e a derrubou
já passou a chuva
e o sol já vem surgindo
e a dona aranha
continua a subir
ela é teimosa,
desobediente.
sobe, sobe, sobe
nunca está contente!

Questões:

  1. Circule na cantiga as palavras que a professora ditar. Agora copie as palavras no espaço abaixo:

A bailarina

A Bailarina

Um, dois, três e quatro,
dobro a perna e dou um salto,
viro e me viro ao revés
e se eu caio conto até dez.

Depois, essa lenga-lenga
toda recomeça.
Puxa vida, ora essa!
Vivo na ponta dos pés

Questões:

  1. Qual o título da canção?
  2. Qual o nome de seu compositor?
  3. Você conhece alguma outra música que fale sobre bailarina?
  4. Observe os nomes dos números que aparecem no trecho da música e escreva-os na ordem decrescente.

Os gatinhos de Celina

Os Gatinhos de Celina

Celina ama os animais. Ela tem uma gatinha chamada Viola.

Viola teve um filhotinho e Celina o chamou de Fulota.
Viola passa o dia brincando com o Fulota.

Quando Celina chega da escola ela vai correndo pegar Fulota no colo.

Viola fica perto, olhando sua dona e seu filhotinho com um olhar mais carinhoso do mundo.

Questões

  1. Numere os parágrafos do texto
  2. Pinte de amarelo os nomes dos personagens do texto

O cravo e a rosa

O Cravo e a Rosa

O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
o cravo saiu ferido
e a rosa, despedaçada

o cravo ficou doente
a rosa foi visitar
o cravo teve um desmaio
e a rosa pôs-se a chorar

Questões:

  1. Desenhe um cravo e uma rosa
  2. O que aconteceu com entre o cravo e a rosa?
  3. Você conhece alguma outra música que fale sobre flores? Qual?

O castelo

Castelo de Doces

Estrela é uma fada.
Ela mora em um castelo.
As paredes do castelo são de biscoitos.
As janelas são roscas de coco.
As portas são feitas de bolos e suspiros.
As escadas são de goiabada cascão.
Todos os dias Estela vai à cascata do castelo.
A cascata é de suco de uvas maduras.
Você gostaria de ir ao castelo de Estela?

Questões:

  1. Qual é o título deste texto?Qual nome da personagem principal? Onde ela mora?
  2. Como são as paredes deste lugar?
  3. Como são as portas?
  4. O que é feito de suco de uvas maduras?
  5. Ouça o ditado do professor com atenção

A Enchente

Menino na Chuva

“Chama o Alexandre! Chama!
Olha a chuva que chega!
É a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva …
Olha a chuva que encharca a gente.

Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
olha a rua como se enche!

Enquanto chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha a chuva nos feixes de lenha!

Vamos tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !
Chama o Alexandre ! Chama!”

Questões:

  1. Circule as palavras que as palavras que a professor (a) pedir
  2. O que Alexandre está fazendo?
  3. Desenhe Alexandre na situação do texto
  4. Qual é o título do texto?

Adriana está fazendo sete anos

Menina em Festa de Aniversário

Seus colegas resolveram fazer uma festa surpresa. A professora Patrícia preparou tudo para hora do recreio.
Adriana ganhou vários presentes dos colegas e da professora.

Pedro lhe deu um livro ilustrado; Bruna, um brinquedo; Breno, um porta-retrato; Cristina, um par de brincos de estrelinhas; e a professora, uma boneca com cheiro de frutas. Adriana ficou muito alegre com a “festa surpresa” e, depois de soprar as sete velinhas, agradeceu a todos com abraços e beijos.

Questões

  1. Quantos anos Adriana está fazendo?
  2. Qual é o nome da professora de Adriana?
  3. O que a aniversariante fez depois de soprar as velinhas?
  4. Quantos presentes Adriana ganhou?

Veja também: Plataforma oferece curso grátis de Literatura na Educação Infantil

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.