Trabalhadores encontram 45 esqueletos pré-históricos em obra no Maranhão
A descoberta aconteceu em São Luís, capital do Maranhão.
Operários a serviço da construtora MRV acabaram fazendo, sem querer, uma descoberta arqueológica durante a preparação de um terreno onde vai ser construído um condomínio do Minha Casa, Minha Vida em São Luís, no Maranhão.
No local, que fica no bairro Vicente Fialho, foram encontrados pelo menos 45 esqueletos e perto de 100 mil artefatos pré-históricos que datam a partir de 10 mil anos atrás.
(Imagem: WLage – Arqueologia/reprodução)
De acordo com os inspetores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que estiveram no local, no sítio existem fragmentos de pelo menos quatro épocas distintas, com ocupações que vão desde 10 milênios até a época dos descobrimentos no Brasil.
Um dos sítios arqueológicos mais antigos do Brasil
Utilizando técnicas de datação como a Luminescência Oticamente Estimulada, os especialistas do Iphan descobriram que o sítio descoberto pela MRV é um dos mais antigos do país, superando até mesmo a datação dos sambaquis.
Inclusive, os esqueletos humanos encontrados no local, que provavelmente foi um cemitério ou algo do tipo, estão abaixo das camadas de conchas e detritos marinhos que caracterizam os sambaquis.
(Imagem: WLage – Arqueologia/reprodução)
A construtora MRV foi autorizada a prosseguir com a construção do condomínio no local, mas concordou em montar um local de exposição para os artefatos nas dependências da Universidade Federal do Maranhão, bem como garantir que os esqueletos e detritos arqueológicos sejam retirados do local em segurança.
Em paralelo, o Iphan trabalha para assegurar que tudo saia conforme o esperado e analisa os achados para responder perguntas ainda pendentes.
Comentários estão fechados.