Último dia para as inscrições na edição do FIES 2018/2

Prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação até hoje (24) e processo deve ser feito através do site do programa de financiamento.

0

O Financiamento Estudantil (FIES) finaliza, nesta terça-feira (24), o período de inscrições na edição aberta para o segundo semestre. Com previsão de término para o último domingo, o prazo foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC) com processo a ser desenvolvido pelo site do programa.

A extensão deu-se por conta de falhas apresentadas pelo sistema que induziram, por exemplo, à oferta de vagas que sequer existiam. Por isso, a Pasta precisou contactar os estudantes inscritos para que refizessem o processo de seleção. As inscrições não refeitas foram canceladas e os candidatos, também, foram informados por e-mail e SMS.

Até a manhã de ontem (23), o MEC registrou 170.190 inscrições concluídas nas 155 mil vagas disponibilizadas nesta edição. Do quantitativo total, 50 mil possibilitam financiamento a juros zero. O FIES aceita candidaturas de participantes do Enem a partir de 2010 que obtiveram média igual ou superior a 450 pontos sem zerar a redação.

O novo FIES oferece duas modalidades. No FIES, a exigência é de renda familiar per capita bruta de até três salários mínimos mensais. O P-Fies, por sua vez, aceita inscrições de estudantes cuja renda familiar per capita esteja entre três e cinco salários mínimos mensais. Neste caso, o financiamento é feito por bancos conveniados.

Após as mudanças implementadas pelo programa, cursos com mensalidades de até R$ 7 mil podem ser financiados em, no mínimo, 50%. Além da prorrogação, a data para divulgação dos resultados também foi alterada para o dia 30 de julho. A complementação da inscrição deve ser feita até 03 de agosto, a partir da data de divulgação dos resultados.

Quem não for contemplado nesta primeira chamada, pode tentar novamente, manifestando seu interesse em participar da lista de espera. O prazo para o procedimento é entre os dias 04 e 24 de agosto. As inscrições, acompanhamento e manifestação de interesse devem ser realizados pelo site do FIES.

Passo a passo inscrição FIES

O estudante deve, primeiro, acessar o site: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login. Caso ainda não tenha acessado o sistema, é necessário cadastrar o novo usuário fornecendo nome, data de nascimento, e-mail, telefone e, por fim, registrar uma senha. O link de confirmação do cadastro será enviado para o e-mail fornecido.

A partir dele, o candidato deve finalizar o processo de autenticação e, depois, efetuar novo login. Aí, deve começar a inserir todos os dados solicitados em quatro telas, sendo elas:

  • 1ª tela: dados cadastrais com RG, estado civil, endereço com CEP
  • 2ª tela: questionário informando raça/cor, declaração de deficiência, detalhes sobre ensino público e superior anterior, se é professor da rede pública
  • 3ª tela: grupo familiar, informando renda individual do candidato e de cada membro da família.
  • 4ª tela: grupo de referência, informando estado, município, curso, universidade e local de oferta.

Serão informadas as opções disponibilizadas, incluindo o nome da graduação, local de oferta, conceito no MEC, turnos de oferta, tipo de curso (bacharelado ou licenciatura), mensalidade para o FIES, índice de indexação, além da expectativa de salário inicial. A partir da seleção, o candidato pode escolher até outras duas opções, desde que relacionadas ao grupo de preferência.

É possível, também, simular o financiamento no FIES, além da disponibilidade nas modalidades. Por fim, o candidato deve informar se concluiu alguma parte do curso ou se está iniciando a graduação agora. Por fim, conclui sua solicitação e aguarda os resultados conforme o cronograma disponibilizado naquela edição.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.