Se formalize como MEI e descubra alguns de seus benefícios

Auxílio maternidade, aposentadoria e cobertura da Previdência Social, por exemplo, são alguns deles.

Atualmente, cerca de 11,2 milhões de trabalhadores em todo o país se tornaram oficialmente microempreendedores individuais (MEIs), segundo o Ministério da Economia. Então, com o objetivo de formalizar o trabalho por conta própria, o MEI é um modelo de negócio que oferece múltiplos benefícios aos trabalhadores, mas a maioria não sabe que tem direitos.

Por isso, confira a seguir porque você deve se formalizar como MEI e descubra alguns de seus benefícios.

Leia mais: Confira as vantagens de ser um MEI

Por que devo me formalizar como MEI?

Existem vários motivos pelos quais podemos aproveitar o MEI, dentre eles a praticidade de poder abrir uma empresa. Além disso, ao se tornar oficialmente um MEI, você garante que está cadastrado como pessoa jurídica (CNPJ) e poderá emitir notas fiscais, o que ampliará o escopo de suas oportunidades de negócios.

4 benefícios que muitos MEIs não sabem que têm

  • Aposentadoria por idade ou invalidez

A aposentadoria do MEI também leva em consideração a idade e o tempo de contribuição do trabalhador, sendo 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, ambos com 15 anos de contribuição.

No caso de aposentadoria por invalidez, a carência exigida é de 12 meses de contribuições, independente da idade. Esta opção é permitida quando a pessoa sofre de determinada doença ou acidente que a impeça de continuar trabalhando.

  • Auxílio Maternidade

Para as mulheres, os benefícios da maternidade são semelhantes à licença maternidade, permitindo que as mães recebam salários após o parto ou a adoção. No entanto, para que a mulher tenha direito a esse auxílio, ela deve contribuir ao INSS por pelo menos 10 meses mediante o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

  • Pensão por morte

Os titulares de MEI recebem um benefício por morte por perda do cônjuge, cuja duração depende da idade. Para receber os benefícios, você deve estar em união estável ou casamento há pelo menos dois anos e ter contribuído para a Previdência Social pelo tempo mínimo de 18 meses.

  • Cobertura da Previdência Social para dependentes

Além de fornecer seguridade social para si, também ampliaram a cobertura para dependentes. Com a Previdência Social, as pensões permanecem as mesmas, ainda que os trabalhadores parem temporariamente de contribuir.

Pagamento do DAS em dia

Outro aspecto que também é vantajoso é que não há surpresas na hora de pagar os impostos devidos, pois você realiza o mesmo pagamento todos os meses, e o valor é atualizado apenas quando o salário mínimo muda. Mas, para obter esses benefícios, é preciso entender o DAS de contribuição mensal e fazê-lo corretamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.