Videogames trazem benefícios à saúde, mas sob uma condição

Pesquisa realizada no Japão indica que jogos eletrônicos têm efeitos positivos, desde que sejam usados com cautela.

Durante a pandemia de covid-19, muita gente se confinou em casa para evitar o contágio, e, principalmente para os jovens, o videogame foi um importante aliado.

Nesse período, pesquisadores japoneses aproveitaram e realizaram um estudo sobre o impacto dos jogos eletrônicos na saúde mental.

De acordo com o trabalho, divulgado e publicado na revista científica Nature Human Behavior, o videogame faz bem para a saúde mental, se for usado com moderação.

Para realizar a pesquisa, o grupo criou um questionário para avaliar a saúde mental de pessoas confinadas. No documento, havia uma pergunta sobre quantas horas se gastava por dia em jogos eletrônicos.

Videogame garante satisfação pessoal

Videogame faz bem para a saúde mental se tiver moderação, diz pesquisa

Videogame foi alvo de estudo na pandemia – Imagem: Pixabay

De acordo com o levantamento, o uso do videogame garante mais satisfação pessoal, o que ocorreu especialmente no período da pandemia. Na oportunidade, a pesquisa consultou 97.602 indivíduos.

O estudo constatou ainda que quem jogava até três horas por dia tinha o mesmo nível de satisfação que quem jogava mais de três horas.

Segundo a pesquisa, a tecnologia do videogame e internet, entre outros eletrônicos, já faz parte da rotina diária das pessoas.

No período pandêmico, por exemplo, a venda de consoles disparou no Japão e produtos como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch ficaram em falta.

Jogos podem não ser tão nocivos, segundo o levantamento

Outro estudo, esse realizado pela Royal Society Open Science, nos Estados Unidos, mostra que o videogame não é tão prejudicial quanto parecia antigamente.

A pesquisa ainda divulgou que o hábito de jogar videogame pode até mesmo melhorar algumas funções do indivíduo.

Por exemplo, os games ajudam no tempo de reação e em funções cerebrais e aumentam a agilidade na hora da tomada de decisões.

Ainda assim, é necessário saber dosar o uso por causa do excesso de tempo em frente a uma tela, o isolamento e sedentarismo que podem ser gerados pela atividade.

Quem joga videogame de forma equilibrada, pode ter melhor qualidade de vida, pois consegue aproveitar os benefícios dos games, enquanto tem uma vida ativa física e socialmente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.