Vitamina A

Vitamina lipossolúvel essencial para a visão humana.

0

A vitamina A pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada tanto em animais, na forma de retinol, quanto em vegetais, na forma de carotenoides.

Para que serve a vitamina A?

O carotenoide mais comum convertido em vitamina A é o betacaroteno presente nas plantas. Nos seres humanos essa vitamina está presente  na forma de ácido retinoico, retinol e retinal.

A vitamina A é essencial para que os seres humanos mantenham uma boa visão, a retina precisa dela na forma de retinol para se combinar a proteínas que reconhecem a luz.

Importância e deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A pode causar dificuldades para enxergar em ambientes pouco iluminados, a chamada cegueira noturna. Também pode causar ressecamento da córnea e, consequentemente, levar à cegueira. Essa é a principal causa de cegueira entre crianças até 5 anos.

O crescimento dos tecidos epiteliais e manutenção de uma pele saudável também dependem da vitamina A, na forma de ácido retinoico. Esses betacarotenos são ótimos antioxidantes, atuando diretamente contra radicais livres e prevenindo as doenças crônicas.

A vitamina A também é importante para o desenvolvimento dos ossos, fortalecimento do sistema imunológico, manutenção do funcionamento normal do sistema reprodutivo.

Alimentos ricos em Vitamina A

As principais fontes de vitamina A são os laticínios, gema de ovo, fígado, rins, hortaliças verdes, tomate, cenoura, mamão, batata-doce, abóbora e outros vegetais de cor laranja, amarela e vermelha.

Além disso essa vitamina também pode ser suplementada em cápsulas sintéticas.

Leia mais:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.