Vitamina D

Vitamina lipossolúvel que só é absorvida na presença do Sol.

0

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é resultante da provitamina ergosterol.

A falta de vitaminas pode trazer muitos problemas para o organismo humano. Por isso, precisamos estar sempre atentos a alimentação e hábitos saudáveis.

Vitamina D e o sol

Algumas provitaminas, apesar de serem essenciais para vida dos animais, só podem ser obtidas pela ingestão de vegetais, pois não são sintetizadas por nenhum animal. É o caso do ergosterol, por exemplo.

Nos humanos, a ingestão de ergosterol associada a absorção dos raios ultravioleta do sol pela pele, sintetiza vitamina D que é extremamente importante para saúde da pele, cabelos e unhas.

Bastam apenas 15 minutos diários de exposição solar sem o uso de protetor solar, utilizando preferencialmente os raios do início da manhã até as 10 horas, onde os raios ultravioleta possuem menor intensidade.

Funções da Vitamina D

A vitamina D fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos, muito importante para idosos, crianças, gestantes e lactantes.

Excesso de vitamina D

A hipervitaminose de vitamina D pode causar perda de apetite, náuseas e vômito, além do aumento da produção de urina, fraqueza e hipertensão.

Sintomas da falta de vitamina D

A falta de vitamina D pode ser causada pela falta de exposição ao Sol, mesmo que a ingestão de vitamina D esteja adequada.

Os sintomas são o raquitismo, a osteoporose, o enfraquecimento dos cabelos e unhas e ressecamento da pele.

Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada em peixes, ovos, fígado e cogumelos, por exemplo. Entretanto, a absorção só acontece com exposição solar diária de pelo menos 15 minutos.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.