Você sabe o que pode significar sentir um ‘gosto ruim’ na boca?
Cada manifestação que o nosso corpo dá, deve ser reconhecida e levada em consideração. Descubra o que o ‘gostinho ruim’ na boca pode ser.
Seja metálico, amargo ou azedo, é muito comum que a gente sinta gostos ruins na nossa boca, principalmente quando existe alguma alteração na nossa dieta ou higiene bucal. Porém, e quando está tudo sob controle, mas ainda assim você sente essa sensação? Você sabe o que pode ser? Continue a leitura e descubra quais são as causas mais comuns de sentir um gosto ruim na boca.
Leia mais: Este é o alimento que você imediatamente precisa evitar quando está de dieta
Gosto ruim na boca: essas são as possíveis causas
Confira abaixo as possíveis causas para este problema e marque uma consulta com o seu médico para um diagnóstico preciso:
- Gravidez
As alterações hormonais causadas pela gravidez podem resultar no impacto do paladar da gestante.
- Mudança de hormônios
As alterações hormonais decorrentes das fases de uma mulher afetam diretamente na produção de saliva e, consequentemente, na percepção dos sabores.
- Menopausa
Se este for o caso, é importantíssimo começar a buscar se hidratar. Ou seja, evite cafeína e álcool e opte por ingerir mais líquidos e mascar chicletes.
- Refluxo ácido
O refluxo ácido é causado por conta da acidez estomacal. Portanto, caso você comece a sentir acidez no estômago e um gosto ruim na boca, além de um incômodo na garganta, procure imediatamente por atendimento médico.
- Má higienização bucal
A má higiene bucal dá espaço para que as bactérias presentes na microbiota oral se acumulem e assim, após a produção do biofilme formado por essas bactérias, o indivíduo começa a sentir um gosto peculiar.
- Xerostomia
A xerostomia é a baixa produção de saliva que resulta na sensação de “boca seca”. Com isso, podemos concluir que essa alteração afeta diretamente na percepção dos sabores.
- Problema no fígado
A hepatite B, que afeta o fígado, também é responsável pela alteração do gosto na boca. Inclusive, caso inclua sintomas como febre, diarreia e vômito, é imprescindível a busca por atendimento médico.
- Infecção
As infecções sistêmicas também podem atingir o paladar, seja por vírus ou bactéria, em uma infecção, o corpo aumenta o nível da proteína TNF-α e este aumento influencia no sabor.
- Utilização de suplementos
Suplementos que possuem vitamina D, cálcio, ferro, cromo, cobre e zinco deixam o paladar estranho.
- Tratamento de câncer
A radioterapia, muito utilizada no tratamento contra o câncer, afeta diretamente nas glândulas salivares é isso consequentemente resulta na diminuição de saliva na cavidade oral e no gosto ruim sentido.
- Medicamentos
Existem medicamentos que podem alterar o gosto da boca, assim como existem medicamentos que podem alterar a produção de saliva. Cada um com um efeito adverso diferente.
- Candidíase oral
A candidíase oral é uma manifestação fúngica que resulta em diversas manifestações na cavidade oral, tais como: vermelhidão, ardência, gosto ruim na boca e placas brancas.
- Condições neurológicas
Existem algumas condições neurológicas que podem atingir o paladar das pessoas, dentre elas estão: Doença de Parkinson e a esclerose lateral amiotrófica.
- Exposição química
Alguns produtos químicos podem impactar diretamente no gosto que estamos sentindo na nossa boca. Exemplo: alguém que é exposto/envenenado com chumbo, começa a sentir um sabor metálico na boca.
Comentários estão fechados.