Watergate

Watergate foi um dos maiores escândalos de corrupção já registrados nos Estados Unidos.

Watergate (1972), também chamado de Escândalo Watergate, foi um dos maiores escândalos de corrupção já registrados na história política dos Estados Unidos.

Ele veio à tona quando cinco homens invadiram a sede do Partido Democrata com o objetivo de angariar informações políticas sobre o partido por meio de escutas telefônicas ilegais, para beneficiar Richard Nixon, do Partido Republicano, nas eleições que ocorreriam no mesmo ano.

A invasão foi investigada por dois jornalistas, Carl Bernstein e Bob Woodward, ambos do jornal The Washington Post.

Um funcionário do FBI, conhecido como Garganta Profunda, foi o responsável por auxiliá-los na apuração que chegou à conclusão de que o presidente dos Estados Unidos Richard Nixon sabia da invasão.

Sendo assim, o líder do país norte-americano passou a ser investigado pelo FBI. Além disso, ele tentou impedir que as investigações ocorressem.

Por isso, cogitou-se a possibilidade de afastar o presidente do posto. No entanto, Nixon renunciou ao cargo antes que o processo de impeachment ocorresse.

É importante destacar que esse episódio ocorreu durante a campanha presidencial dos Estados Unidos de 1972, mas só ficou mundialmente conhecido em 1974.

Invasão ao complexo Watergate

Richard Nixon ingressou na vida política em 1946. Ele foi deputado, senador e vice-presidente dos Estados Unidos.

Watergate
Richard Nixon

Ele se candidatou à presidência do país nas eleições de 1968 e saiu vitorioso. Com isso, Richard Nixon ocupou a cadeira presidencial estadunidense de 1969 a 1974.

Durante a campanha para a sua reeleição, em 1972, houve uma invasão ao diretório do Partido Democrata, localizado no complexo de edifícios Watergate.

Em uma das salas, cinco homens foram encontrados instalando escutas e reunindo documentos do partido.

James McCord era um dos envolvidos que foram presos. Ele alegou ter recebido 25 mil dólares do comitê responsável pela reeleição de Nixon.

Apesar do episódio, o caso não foi abordado com tanta importância e Nixon venceu as eleições de 1972.

Richard Nixon

Intrigados com o ocorrido, dois jornalistas do The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein começam a investigar o caso.

Eles recebem o auxílio de um informante anônimo que recebeu o apelido de Garganta Profunda. Tempos depois, descobriu-se que ele trabalhava no FBI.

Os jornalistas concluíram que o comitê de campanha de Richard Nixon havia organizado um esquema de espionagem e sabotagem que o beneficiou nas eleições.

A partir de então, a invasão à sede do Partido Democrata passou a receber mais atenção da mídia e da população.

Em fevereiro de 1973, políticos do Senado – maioria democrata – se reúnem para analisar as denúncias feitas pela imprensa.

A investigação do Senado durou pouco mais de um ano, de março de 1973 a junho de 1974. Foram identificados vários atos corruptos praticados por Nixon e pelas pessoas responsáveis por sua reeleição. Podemos citar:

  • Espiões políticos a mando da Casa Branca;
  • Escutas ilegais;
  • Roubo de dinheiro público e de documentos confidenciais;
  • Dificultação das investigações;
  • Recebimento de verbas para a campanha em troca de favores.

As análises dos depoimentos colhidos pelo comitê do Senado constataram que a melhor medida a ser tomada seria a abertura do processo de impeachment de Richard Nixon.

Os resultados obtidos pelas investigações concluíram que Nixon e sua equipe colocaram a democracia dos Estados Unidos em risco.

Percebendo que seu impeachment seria de fato consumado, o presidente estadunidense decidiu renunciar à presidência do país, em 9 de agosto de 1974.

Após o escândalo de Watergate

Após o impeachment de Nixon, seu vice-presidente, Gerald Ford, assume a presidência dos Estados Unidos. Sua primeira medida foi anistiar seu antecessor – Richard Nixon – dos crimes cometidos.

Watergate
Gerald Ford

Filmes sobre Watergate

Vejamos os nomes de alguns filmes que retrataram este caso:

  • Todos os homens do presidente (1976)
  • Nixon (1995)
  • Frost/Nixon (2008)
  • Watergate (2018)

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.