Descubra 4 objetos em sua casa que exigem limpeza e você nem sabia

A maioria das pessoas costumam concentrar os esforços no forno, no vaso sanitário e nos tapetes, mas não é bem por aí!

A limpeza da casa faz parte da rotina de muita gente por aí. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional da Limpeza dos Estados Unidos, 70% dos lares realizam pelo menos uma limpeza anual completa. Um ambiente limpo e arrumado é mais agradável aos olhos e pode ajudar a melhorar o humor e a sensação de bem-estar

A maioria das pessoas costumam concentrar os esforços no forno, no vaso sanitário e nos tapetes, onde sabem que se acumulam germes, fungos, ácaros e bactérias. No entanto, existem alguns objetos e espaços específicos nos quais nem sempre prestamos a mesma atenção e nos quais também se acumula sujeira. Confira!

Cafeteira

Fonte: Shutterstock

De acordo com uma pesquisa da Organização de Saúde e Segurança Pública dos Estados Unidos, um dos objetos de cozinha com maior número de germes é a cafeteira.

Os pesquisadores encontraram nessa pesquisa até 67 tipos de germes diferentes dentro das cafeteiras examinadas. A água quente não consegue retirar todos os germes e a cafeína é uma substância ideal para o crescimento de bactérias, acumulando minerais que acabam formando a borra que pode dificultar o funcionamento da máquina.

Limpe a sua cafeteira pelo menos uma vez a cada três meses. Os aparelhos que usam cápsulas devem ser limpos após o uso de 100 unidades.

Colchão

Fonte: Shutterstock

Um estudo publicado pela revista Royal Society Open Science em 2018 demonstrou a limpeza do colchão onde dormia um ser humano em comparação com outro usado por um chimpanzé. O resultado foi que os seres humanos sujam o colchão quase 30% mais que os chimpanzés.

Toda essa sujeira é o acúmulo de pele morta, pó e suor, que são solo fértil para ácaros e bactérias. Coloque o colchão no sol para reduzir a umidade e passe o aspirador para controlar a presença de mofo.

Sacolas de compras reutilizáveis

Fonte: Shutterstock

As sacolas plásticas são muito utilizadas para evitar o consumo de sacos descartáveis. No entanto, elas também precisam de higienização.

“Essas sacolas contêm mais vestígios de material fecal e de bactérias como E. coli que a nossa roupa de baixo”, segundo o microbiólogo Charles P. Gerba, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, declarou ao portal de notícias AARP.

O Instituto Nacional da Limpeza dos Estados Unidos recomenda que as sacolas reutilizáveis sejam lavadas à mão (pois a lavadora pode destruí-las) pelo menos uma vez por semana.

Esponja de lavar louça

Fonte: Shutterstock

Um estudo da Universidade de Furtwangen, na Alemanha, destaca que pode haver mais germes e bactérias perigosas para o ser humano na esponja de lavar pratos do que na própria pia. Isso porque o estudo encontrou 362 tipos diferentes de bactérias nas esponjas de cozinha analisadas. A dica é: lave as esponjas pelo menos uma vez por semana com cloro ou água sanitária, para evitar esse perigoso acúmulo de bactérias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.