Plantas terrestres – O que são, nomes, tipos, imagens, exemplos, fotos
As plantas terrestres são aquelas que possuem raízes na superfície terrestre, ou seja, precisam do solo para sobreviver, mesmo que com água. conheça agora as principais características dessas plantas.
Cada planta possui seu habitat natural, ou seja, um local que se desenvolve melhor. Por isso, existem as plantas terrestres, aquáticas e aéreas. Cada uma possui diferenças na estrutura e na funcionalidade.
Vale lembrar que esses seres são a base da cadeia alimentar, já que sem elas, os herbívoros não sobreviveriam. Logo, vetaria a existência dos animais carnívoros. Além disso, as plantas também passaram por evoluções.
Acredita-se que a princípio, todas eram aquáticas. Mas, com um processo de adaptação, surgiram as plantas terrestres. Saiba agora o que são as plantas terrestres e ainda confira alguns exemplos.
Plantas terrestres
É bem provável que as plantas terrestres sejam ancestrais das algas verdes. Assim como os animais passaram por dificuldades de adaptação, as plantas também passaram. Principalmente pela dessecação, troca gasosa, reprodução e sustentação fora da água.
Então, surgiram cutículas que evitaram a dessecação, os estômatos (que auxiliaram na troca gasosa), as raízes e os tecidos vasculares (que foram fundamentais para a sustentação) e o surgimento de esporos (reprodução). Esse processo de adaptação das plantas levou milhões de anos.
Divisões das plantas terrestres
As plantas terrestres são divididas entre vasculares e não-vasculares. Saiba as diferenças:
- Pantas vasculares: traqueófitos, que são mais dependentes da água;
- Plantas não-vasculares: briófitas. Destas, o musgo é mais conhecido.
Exemplos de plantas terrestres
Confira alguns exemplos de plantas terrestres:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.