Aranhas tarântulas
Os animais desse filo conquistaram com eficiencia todos os habitats possíveis, por isso podemos encontra-los realmente em qualquer lugar do planeta!
As aranhas são conhecidas como aracnídeos porque são as principais representantes da classe Arachnida, pertencente ao filo Arthropoda e ao reino Animalia.
Os animais desse filo conquistaram com eficiência todos os habitats possíveis. Por isso, podemos encontrá-los realmente em qualquer lugar do planeta!
Vamos conhecer a aranha tarântula!
Características e estruturas
Em relação à estrutura, as tarântulas possuem o corpo segmentado em cefalotórax e abdômen, quatro pares de patas no cefalotórax, não têm asas e antenas, têm um par de pedipalpos preensores e um par de quelíceras inoculadoras de veneno.
Todos os artrópodes, incluindo os aracnídeos, possuem um esqueleto externo chamado de exoesqueleto de quitina. Essa é uma característica adaptativa super importante, por ser composto principalmente de quitina, uma substância glicoproteica impregnada com várias camadas de cera.
Alimentação das tarântulas
As aranhas possuem atividade predatória que envolve os pedipalpos como instrumento de captura e as quelíceras como vias para inocular veneno.
Após a imobilização da vítima que, normalmente, são pequenos insetos e vertebrados a digestão é feita através de enzimas digestórias que são liberadas pela boca delas, num processo de digestão extracorpórea.
O suco resultante da ação enzimática é sugado pela aranha e levado até o intestino para digestão final e absorção dos nutrientes.
Reprodução das tarântulas
As aranhas são animais dióicos, isto é, possui indivíduos com sexos separados. A fecundação é interna, mas não existe cópula. O macho ejacula seu esperma em uma teia espermática e armazena no seu pedipalpo.
Então o macho aguarda até que a fêmea esteja na posição correta para que ele introduza o esperma na abertura genital dela. Esse pode gerar até 3 mil ovos que ficam armazenados em uma ooteca feita de teia. A fêmea exerce cuidados parentais até que os ovos eclodam.
Classificação das tarântulas
As tarantulas pertencem ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Arachnida.
Aranha tarântula é venenosa?
A tarantula é uma aranha do gênero Lycosa e, apesar de serem grandes e imponentes, elas têm um veneno de poder fraco mas que, ainda assim pode causar uma dor intensa no local.
O tratamento para essa picada é apenas cuidar dos sintomas dolorosos. Logo, ela não é uma aranha com veneno perigoso para a vida humana.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.