Plano de aula – As navegações em diferentes tempos – 4º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre as navegações em diferentes tempos que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 4° ano do ensino fundamental!
As Grandes Navegações, também chamadas de Expansão Marítima, é o nome dado à fase da história em que os europeus se lançaram ao Oceano Atlântico.
Liderado pelos portugueses, esse processo foi o responsável pela chegada dos europeus ao continente americano e pela exploração dessas terras que eram habitadas pelos povos originários.
Iniciadas no século XV, as Grandes Navegações representaram um grande passo dado pelo homem moderno que ansiava por descobertas e inovações.
Nesse sentido, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula cujo tema é: as navegações em diferentes tempos, para turmas do 4° ano do ensino fundamental!
Plano de aula – As navegações em diferentes tempos
TEMA: As navegações em diferentes tempos
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Salientar que as embarcações existem a milhares de anos;
- Mostrar a importância dos navios nos diferentes tempos;
- Mostrar as diferenças e semelhanças das navegações nos diferentes tempos.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Imagens
- Para reproduzir as imagens: TV, datashow, notebook
- Papel
- Lápis de escrever
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Inicie a primeira aula mostrando as seguintes imagens aos estudantes:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Feito isso, pergunte:
- Vocês sabiam que nessa época as pessoas já faziam viagens a longa distância?
- O que é “longa distância” para vocês?
Em seguida, pegue um mapa-múndi e mostre a eles a localização do continente europeu, asiático e americano.
Diga que as pessoas dessa época já realizavam viagens muito distantes, mesmo que elas levassem dias e meses.
Por isso, pergunte:
- Vocês sabiam que os viajantes levavam dias e até mesmo meses para chegar em determinado lugar? (Nesse momento, aponte a distância da Europa à América e diga que esse percurso era feito em até 3/4 meses).
- Agora que vocês sabem que essas pessoas viajavam, como essas viagens eram possíveis? Como eram feitas?
Nesse momento, deixe que todos se manifestem. Em seguida, mostre a seguinte imagem:
Diga que o principal meio de locomoção para realizar essas viagens a longa distância eram os navios. Nesse momento, analise a imagem junto aos estudantes.
Saliente para o tamanho da embarcação, para a quantidade de navios que estão presentes na imagem.
Fale que esses navios eram os responsáveis por transportar objetos e pessoas e que foi por meio deles que os europeus chegaram ao nosso continente.
Diga que a maioria dessas embarcações eram construídas no continente europeu. Nesse momento, recorra novamente ao mapa e mostre onde ele fica.
Finalize essa aula dizendo que é importante saber que os navios foram inventados bem antes desses das imagens que você mostrou.
Os primeiros povos capazes de construir grandes e resistentes embarcações foram os fenícios. Isso ocorreu há milhares de anos! Mostre a imagem de uma reprodução das embarcações desse povo:
Aula 2
A segunda aula iniciará com a seguinte fala:
“Na aula anterior, nós pudemos notar a importância das navegações para os povos de antigamente. Aprendemos que os barcos/navios foram criados a milhares de anos atrás. Agora, eu pergunto a vocês: nós ainda usamos barcos mesmo após a invenção dos aviões que são mais velozes?”.
Deixe que todos se manifestem. Em seguida, mostre e comente as seguintes imagens:
Imagem 1
Nessa imagem, nós vemos um cruzeiro. Vocês sabem o que é um cruzeiro? É uma forma de viajar que muitas pessoas realizam. Ele se assemelha às viagens que eu narrei na aula passada, porém, com algumas diferenças.
No cruzeiro, as pessoas cruzam continentes e se locomovendo de um estado (litorâneo) para outro (também litorâneo), mas de maneiras diferentes.
Nele, as pessoas viajam de forma confortável, pois possuem bares, piscinas, restaurantes, brinquedos (seria interessante, nesse momento, você selecionar mais algumas imagens que mostrem o interior de um cruzeiro).
A viagem nessas embarcações podem durar dias, semanas e meses, assim como as que ocorriam antigamente.
Imagem 2
Nessa imagem, vemos mais um navio. Vocês sabem como ele é chamado? Essa embarcação é conhecida como fragata e é uma espécie de navio de guerra.
Esses navios têm várias funções, como atacar ou proteger determinado território em momentos de conflitos intensos, além de proteger navios mercantes, de reabastecimento ou de forças navais anfíbias.
Imagem 3
Nessa imagem, nós vemos um navio mercante, uma embarcação que transporta mercadorias que serão ou que já foram vendidas.
Diga que, geralmente, os produtos que os pais deles compram na internet de outros países, chegam na casa deles graças a esses navios.
Conclua a aula salientando o quanto as navegações foram e continuam sendo importantes para o avanço do mundo.
Por fim, selecione algumas imagens das navegações que predominaram nos diferentes tempos e peça para que eles escrevam as diferenças e semelhanças das navegações que vocês estudaram.
Veja mais em:
- Plano de aula – Descobrindo a história do calendário – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Mudanças advindas da agricultura: nômades e sedentários – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – O ser humano e o domínio do fogo – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.