Plano de aula – Aprendendo a usar a calculadora – 2º ano do Ensino Fundamental
Confira um plano de aula sobre o uso da calculadora como ferramenta na compreensão e aprendizado do sistema de numeração decimal e suas características.
Devemos usar ou não calculadoras nas aulas de Matemática? Esse é um questionamento que gera muita discussão.
Se você acredita que a calculadora pode ser uma ferramenta de auxílio no aprendizado da Matemática, confira esse plano de aula que preparamos.
O plano de aula Aprendendo a usar a calculadora foi elaborado em conformidade com as habilidades EF02MA01 da BNCC.
Ao elaborar esse plano de aula, buscamos aliar o uso da calculadora na compreensão dos números de até três ordens e as características do sistema de numeração decimal.
Plano de aula – Aprendendo a usar a calculadora
TEMA: Uso da calculadora na compreensão dos números de até três ordens.
HABILIDADES DA BNCC: (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos.
OBJETIVOS:
- Conhecer e usar as teclas de uma calculadora básica;
- Utilizar a calculadora para formar números;
- Fazer operações básicas com a calculadora;
- Reconhecer as funcionalidades e recursos da calculadora.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Calculadoras (uma por aluno);
- Quadro e giz ou pincel.
DESENVOLVIMENTO:
1º momento
Inicie a aula apresentando a calculadora aos seus alunos e conte um pouco da história da calculadora, para motivá-los a usar essa ferramenta de cálculos.
Você pode mencionar o ábaco como primeira calculadora utilizada pelo homem e explicar que, a partir de então, as calculadoras foram se tornando cada vez mais mecânicas, possibilitando fazer cálculos com mais rapidez e agilidade.
Em seguida, realize uma atividade introdutória sobre a calculadora:
- Você já havia visto uma calculadora antes? Em que lugar?
- Você já viu alguém da sua família usar uma calculadora?
- Você já usou uma calculadora?
- O que mais chama sua atenção na calculadora?
- O que você vê escrito nas teclas da calculadora?
- Quais são os números que aparecem nas teclas da calculadora?
- Quais símbolos da calculadora você conhece?
2º momento
Explore as teclas da calculadora e suas funções.
- Mostre as teclas de ligar (ON) e desligar (OFF);
- Apresente a tecla de apagar o último registro (CE) e tecla de limpar tudo (C);
- Peça para que digitem alguns números, apaguem e digitem outros;
- Apresente as teclas de mais (+), menos (-) e igual (=) e explique que com elas eles podem realizar cálculos;
- Instrua-os a realizar algumas operações de adição e subtração.
Realize uma atividade:
1. Escreva o número 2 no visor da calculadora usando apenas o número 1 e os sinais + e =.
2. Escreva o número 6 no visor usando apenas o número 3 e os sinais + e =.
3. É possível escrever números maiores que 9 no visor da calculadora?
4. Escreva cada um dos números a seguir, no visor da calculadora, usando apenas as teclas 0, 1, + e =.
a) 40 b) 95 c) 120 d) 250 e) 271
Peça para que registrem, no caderno, todas as operações que eles fizeram para escrever os números no visor. Por exemplo, para o número 95, uma das formas de registro é:
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 1 + 1 + 1 + 1+ 1 = 95
AVALIAÇÃO:
A avaliação poderá ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e a realização das atividades. Veja como eles formam os números na calculadora e quais as estratégias usadas por cada um.
Faça perguntas como:
- O que acharam da calculadora?
- O que vocês observaram na formação dos números no visor da calculadora?
- Vocês acham que conseguimos formar números maiores ainda na calculadora usando apenas alguns números?
Para baixar esse plano em PDF, clique aqui!
Você também pode se interessar:
- Jogos de matemática usando calculadora
- Plano de aula – Caro ou barato? – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Números de três ordens – 2º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula – Dividindo em partes iguais – 2º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.