Plano de aula de Ciências – Reprodução sexuada / gametas – 9º ano do Ensino Fundamental
Nessa aula os alunos aprenderão a importância dos gametas para a reprodução sexuada.
A reprodução sexuada é aquela que envolve a troca de gametas para que haja variabilidade genética. Os gametas são formados por divisões meióticas e são as únicas células haploides dos seres vivos.
Nessa aula, os alunos poderão entender como a formação dos gametas é importante para que a reprodução sexuada ocorra e as características sejam transmitidas entre as gerações.
Você pode salvar esse plano de aula sobre a reprodução sexuada e os gametas em PDF no final do post, aproveite!
Plano de aula – Reprodução sexuada e gametas
TEMA: Reprodução sexuada e formação de gametas
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas
OBJETIVOS:
- Entender os gametas como células responsáveis pela transmissão de características hereditárias;
- Compreender que a reprodução sexuada só ocorre com a presença de gametas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Lista de exercícios sobre reprodução sexuada;
- Texto sobre gametogênese;
- Mapa mental sobre gametogênese;
- Quadro e giz/pincel.
DESENVOLVIMENTO:
Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte se eles sabem o que é reprodução sexuada e assexuada. Incentive-os a encontrar as diferenças. Para que essa aula seja bem sucedida, os alunos devem ter conhecimentos prévios de biologia celular e divisões celulares.
Quando encontrarem as diferenças entre os dois tipos de reprodução, pergunte aos alunos se eles sabem por que os filhos se parecem com os pais e/ou com parentes da mesma família.
Mostre aos alunos que algumas características são passadas de pais para filhos. Explique que usaremos os humanos para facilitar o entendimento, mas que a transmissão de características durante a reprodução sexuada ocorre da mesma forma em todos os seres vivos.
Explique o conceito de reprodução sexuada, fazendo com que os alunos compreendam que é nesse tipo de reprodução que ocorre a variabilidade genética, pois há mistura do material genético dos dois progenitores, através dos gametas.
Leia com os alunos um texto sobre gametogênese e apresente a eles o seguinte mapa mental:
Clique aqui para salvar esse mapa mental sobre gametogênese em PDF!
Explique os detalhes da formação dos gametas através das divisões meióticas e reforce que os gametas são as únicas células haploides (n) do corpo dos seres vivos.
Os alunos devem compreender que cada gameta possui metade dos cromossomos de uma espécie, assim, quando houver a junção de gametas durante a fecundação, o número de cromossomos da espécie continua constante (n+n=2n). No caso dos humanos, cada célula gamética possui 23 (n) cromossomos e o total de cromossomos da espécie é 46 (2n).
Faça um apanhado geral sobre a aula mostrando que nossas características são definidas pelo material genético que herdamos dos nossos pais durante a fusão dos gametas na reprodução sexuada.
Resolvam uma lista de exercícios sobre reprodução sexuada para fixar o conteúdo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula pode ser realizada pela participação dos alunos em sala e pela resolução da lista de exercícios.
Clique aqui para salvar esse plano de aula sobre a reprodução sexuada e os gametas em PDF!
Veja também:
- Plano de aula de Ciências – Divisão Celular / Mitose – 9º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de Ciências – Divisão Celular / Meiose – 9º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de Ciências – Sistema imunológico e defesa do organismo – Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.