Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos. Um de seus principais feitos foi a abolição da escravatura estadunidense, em 1863.

Abraham Lincoln foi um dos mais importantes presidentes dos Estados Unidos. Seu mandato foi entre março de 1861, até seu assassinato no Teatro Ford (Washington), em 15 de abril de 1865.

Durante seu mandato, Lincoln passou pela Guerra de Secessão. No período, ele aboliu a escravatura estadunidense. Muitos governadores eram contra a política do presidente, o que gerou grande descontentamento antes mesmo de sua morte.

Uma curiosidade sobre Abraham Lincoln, é que ele estabeleceu o Dia de Ação de Graças como festivo nos Estados Unidos. Além disso, sua biografia rendeu vários filmes, como Lincoln, de Steven Spielberg, de 2012.

Quem foi Abraham Lincoln?

Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos. Nascido em Hodgenville, Kentucky, no dia 12 de fevereiro de 1809, foi filho dos camponeses Thomas Lincoln e Nancy Lincoln.

Quem foi Abraham Lincoln
Abraham Lincoln, o 16° presidente dos Estados Unidos

Desde os sete anos de idade, trabalhou no campo. Além disso, foi lenhador, serralheiro, barqueiro, balconista e Chefe dos Correios da Aldeia Salem, em Illinois. Nas horas vagas, se dedicava à leitura de livros emprestados.

Sua carreira na política iniciou com o partido conservador Whig. Entre 1834 e 1840, Abraham Lincoln foi eleito quatro vezes para a assembleia estadual. No período, ele defendia grandes projetos para construção de rodovias, canais e ferrovias.

Em 1836, após sua aprovação no curso de direito, ele se formou e tornou-se um advogado muito reconhecido. Ele defendia muito as causas dos mais pobres.

Em 1846, foi eleito Deputado Federal por Illinois e propôs a emancipação gradativa dos escravos. A ideia não foi bem aceita pelos abolicionistas e, principalmente, pelos defensores da escravidão.

Anos mais tarde, Lincoln concorreu ao Senado, mas foi derrotado. Em 1854 ele participou da fundação do Partido Republicano, sendo seu primeiro presidente.

No ano de 1858, Abraham se candidatou mais uma vez ao Senado, e também perdeu nas eleições. Apesar disso, ficou reconhecido como um dos liberais mais populares dos Estados Unidos.

Em 1860, Abraham Lincoln disputou a presidência e foi eleito o 16° presidente dos Estados Unidos. Sua eleição fez com que sete estados escravistas do sul formassem os Estados Confederados da América.

Apesar disso, o então presidente não reconheceu a secessão e convidou os estados à reconciliação, afirmando que ele nunca iniciaria uma guerra. Os confederados, então, tomaram o forte Sumter, na Virgínia Ocidental.

Lincoln tinha poucos recursos para prosseguir com a guerra, mas mesmo assim, armou 7 mil soldados e em apenas um ano, duplicou o exército. Nesse meio tempo, no dia 1 de janeiro de 1863, o presidente declarou a emancipação dos escravos.

Guerra de secessão
Batalha de Antietam, o primeiro grande conflito armado da Guerra de Secessão

O conflito se prolongou por mais dois anos. Em 9 de abril de 1865, os confederados se renderam.

No início de seu mandato, Lincoln era considerado muito conservador. Apesar disso, suas últimas propostas foram consideradas avançadas. Ele iniciou um plano de educação aos escravos libertados e pretendia conceder o direito de voto aos mesmos.

No dia 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln assistia a um espetáculo no Teatro Ford, em Washington. Na ocasião, foi atingido na nuca por um tiro do ex-ator John Wilkes Booth, contrário à abolição da escravatura.

Abraham Lincoln faleceu no dia 15 de abril de 1865 em Whashington, D.C, Estados Unidos.

Curiosidades sobre Abraham Lincoln

Confira algumas curiosidades sobre Abraham Lincoln, o 16° presidente dos Estados Unidos:

Lincoln era campeão de luta livre

Abraham Lincoln perdeu apenas um combate, de 300. Em seu primeiro discurso político, viu duas pessoas brigando na multidão. Então, ele parou sua fala, levantou um dos homens envolvidos na briga e o jogou a cerca de quatro metros de distância.

Sua imagem era intimidante 

As descrições da época afirmam que Abraham Licoln tinha uma imagem intimidante, além disso, sua voz era muito alta. Isso amedrontava algumas pessoas. Muitos também declaravam que ele tinha duas caras.

Uma garotinha sugeriu que ele deixasse o bigode crescer

Em um de seus discursos, em 1860, uma garotinha chamada Grace Bedell, entregou um bilhete a Lincoln escrito “Deixe seu bigode crescer. Todas as mulheres gostam de bigodes”.

Ele acatou a ideia e no dia de sua posse, já estava com a tão reconhecida barba. Lincoln pediu pra conhecer a menininha para agradecer pelo conselho.

Ele pulou de uma janela 

No meio de uma sessão legislativa, em 1864, Abraham Lincoln e seu partido, Whigs, estavam prestes a perder, por um voto, uma conferência. Existia apenas uma solução: se houvesse uma pessoa a menos do partido no prédio, a votação seria cancelada.

Então, Abraham Lincoln se jogou da janela da sala. Ele não se feriu e as pessoas entenderam a situação como uma manobra política.

Abraham Lincoln – Filme

Lincoln (2012), dirigido e produzido por Steven Spielberg, relata a dificuldade do presidente dos Estados Unidos para conseguir a aprovação da abolição formal da escravatura pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Filme Lincoln (2012)
Lincoln (2012)

Aguardando o fim da Guerra Civil, Lincoln sente que essa emancipação deve ser efetuada antes do final de janeiro, para que os escravos já livres não sejam re-escravizados. O longa-metragem finaliza com a morte de Abraham, no Teatro Ford.

Frases de Abraham Lincoln

Confira algumas frases de Abraham Lincoln:

Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.

Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.

Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.

Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.

Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.