Agricultura sustentável

Você que a agricultura sustentável conserva o meio ambiente? Continue lendo para entender mais sobre essa prática!


A agricultura sustentável é a prática da agricultura que respeita o meio ambiente, ou seja, ao mesmo tempo que viabiliza lucro financeiro, esse tipo de agricultura mantém o equilíbrio com a sustentabilidade.

Para que a agricultura sustentável aconteça é necessário a adoção de algumas medidas para diminuir o impacto ambiental causado pelas lavouras.

Algumas dessas medidas são:

  • Diminuição dos adubos químicos, fertilizantes e pesticidas;
  • Reuso da água da chuva nos sistemas de irrigação;
  • Fontes de energia limpa;
  • Uso de técnicas que não poluam o ar, o solo e a água;
  • Prática de agricultura orgânica;
  • Não utilizar do desmatamento para ampliação das áreas agrícolas;
  • Realizar o plantio direto para preservar a capacidade produtiva do solo;
  • Possuir uma equipe de gestão ambiental e territorial para alcançar o maior rendimento de produção com menor desgaste do solo;
  • Respeitar as leis trabalhistas a que os trabalhadores do campo têm direito;
  • Não utilizar mão-de-obra infantil e/ou não remunerada;
  • Valorizar a agricultura familiar.
Agricultura sustentável
Agricultura sustentável

Objetivo da agricultura sustentável

O maior objetivo da agricultura sustentável é suprir as necessidades alimentares da população atual, sem comprometer o meio ambiente para que as gerações futuras também possam suprir às suas próprias necessidades.

A agricultura sustentável é pautada em três objetivos que compreendem um ambiente saudável, rentabilidade econômica e equidade social e econômica da população envolvida.

Esse tipo de agricultura visa dar a todas as pessoas envolvidas no sistema um papel de importância igualitário.

Sendo assim, na agricultura sustentável o produtor, os processadores de alimento, o distribuidor, varejistas, consumidores, gestores de resíduos possuem a mesma importância no sistema.

Benefícios da agricultura sustentável

Adotar práticas de agricultura sustentável preserva o meio ambiente e faz com que alimentos mais saudáveis e com maior valor agregado cheguem à mesa do consumidor final.

A população tem buscado cada vez mais por alimentos orgânicos ou provenientes de agroflorestas, pois as pessoas estão prestando mais atenção à qualidade e à procedência do que consomem.

Os benefícios da agricultura sustentável são:

  • Qualidade de gestão da água, do solo e da vida no campo;
  • Maior qualidade e valor agregado no produto final;
  • Diversidade de plantio nas lavouras;
  • Aumento da biodiversidade local.
Agricultura sustentável
Agricultura sustentável

Agricultura sustentável no Brasil

 Nas últimas décadas, a agricultura no Brasil tem avançado rumo à sustentabilidade com a utilização de alternativas de produção sustentável como a agricultura orgânica, integração de técnicas agropecuária e agroflorestal.

Embora haja um caminho sustentável sendo traçado, muito agricultores brasileiros ainda desrespeitam o meio ambiente e não assumem suas responsabilidades sociais e trabalhistas.

O Brasil é o país que mais utiliza pesticidas no mundo e o desmatamento de florestas preservadas para aumentar a área da agricultura ainda acontece com frequência.

Os trabalhadores das lavouras muitas vezes ainda recebem salários baixos e não têm direitos trabalhistas. Além disso, a mão de obra infantil e escrava ainda pode ser encontrada em lavouras brasileiras.

Equilíbrio da agricultura sustentável

A agricultura sustentável visa ter a sustentabilidade social, econômica e ambiental estreitamente interligadas.

A falta de equilíbrio entre essas três sustentabilidades faz com que os produtores que vivem em situação de pobreza extrema sejam obrigados a extrair mais recursos naturais para sobreviver, e a fertilidade do solo é um deles.

O problema é que, a longo prazo, a fertilidade do solo será comprometida e esses produtores não terão mais de onde tirar seu sustento.

Por isso, as políticas que integram a sustentabilidade social, econômica e ambiental promovem sistemas de agricultura sustentável que geram melhor equidade para a população e não esgotam a fonte de recursos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More