Impactos ambientais causados pelo homem na agricultura

A agricultura é muito importante para a humanidade, mas pode causar impactos ambientais graves.

0

A agricultura é uma atividade que atende a necessidades básicas de produção de alimentos e é fonte de subsistência desde a Pré-história.

Cada vez mais, os seres humanos utilizam da prática agrícola para produzir excedentes que geram lucros aos produtores.

A maneira como os agricultores cultivam o solo em grandes lavouras não traz apenas resultados benéficos. O uso desenfreado dos recursos naturais e a falta de conservação do meio ambiente causam grandes preocupações.

Muitos impactos ambientais foram causados desde que surgiram inovações nas técnicas de produção, mecanização da mão de obra e utilização de fertilizantes químicos para aumentar a produtividade e diminuir as perdas.

Impactos ambientais causados pela agricultura - Uso de maquinário retira mão-de-obra familiar e polui o ar.
Impactos ambientais causados pela agricultura – Uso de maquinário retira mão de obra familiar e polui o ar.

Impactos ambientais causados pela agricultura

O maior impacto da agricultura para o meio ambiente é o desmatamento das florestas para abertura e expansão das áreas agrícolas.

A retirada de áreas de mata ciliar para formação de lavouras diminui a biodiversidade e causa assoreamento dos rios.

A mecanização da mão de obra na agricultura tirou o emprego de várias famílias que trabalhavam com agricultura familiar.

O uso de máquinas na agricultura necessita do uso de combustíveis fósseis, como o óleo diesel, que emite gases que ampliam a poluição da atmosfera e diminuem a qualidade do ar que respiramos.

A prática agrícola causa a poluição dos solos através do uso de adubos químicos, de corretores de pH do solo e de agrotóxicos que são escoados para rios e lençóis freáticos através das chuvas ou da irrigação das lavouras.

O escoamento desses produtos químicos também diminui a biodiversidade do local, muitos deles são pulverizados por aviões e, por conta do vento, acabam atingindo áreas além das lavouras e matando parte da fauna e flora do local.

Outro problema grave causado pela agricultura são as erosões do solo que podem ser causadas tanto pelo processo de aragem quanto pela irrigação excessiva ou pelo manejo incorreto dos solos.

A irrigação de lavouras demanda uma quantidade enorme de água, estima-se que metade da água doce no mundo é utilizada na agricultura.

Como diminuir os impactos ambientais?

A diminuição dos impactos ambientais na agricultura leva diretamente a agricultura sustentável, que respeita o meio ambiente, viabiliza lucros e mantém a equidade entre todos os envolvidos no processo.

A agricultura sustentável propõe medidas para diminuir o impacto ambiental causado pelas lavouras, entre as principais estão:

  • Redução do uso de adubos e fertilizantes químicos;
  • Reciclagem da água da chuva para a irrigação;
  • Uso de energias renováveis;
  • Respeito às leis trabalhistas para os produtores;
  • Valorização da agricultura familiar.
Agricultura sustentável
Agricultura sustentável

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.