Revolução Agrícola

A Revolução Agrícola foi a responsável por modificar o modo de vida dos primeiros grupos humanos da Terra.

Acredita-se que as primeiras tentativas de prática do cultivo e domesticação de plantas tenha ocorrido nas regiões que hoje comportam o Crescente Fértil e a Turquia.

Assim, iniciou-se a agricultura, prática que ficou conhecida como Revolução Agrícola. Ao mesmo tempo, houve a domesticação de animais.

É provável que o aquecimento global, somado ao limitado acesso à água potável, tenha feito com que rebanhos de animais e grupos humanos se concentrassem na beira de rios e lagos.

Com isso, o contato entre eles foi favorecido, assim como o controle desses animais e a sua domesticação.

Resquícios arqueológicos apontam que o Neolítico foi o período que marcou a domesticação de diversas plantas e animais ao redor do mundo.

O trigo e a cevada no Egito, por volta de 8000 a.C., e o carneiro na Mesopotâmia, na mesma época, podem servir de exemplos.

Outro grande aspecto a ser citado desse período, foi a propagação da cerâmica, que ocorreu por volta de 5500 a.C.

Tal difusão foi resultado da necessidade de obter recipientes para guardar e transportar alimentos e líquidos, além disso, tais vasilhas serviam para o cozimento dos alimentos.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More