12 de outubro – Como surgiu o dia das crianças e como se divertir nesse dia

O dia das crianças é um dia muito especial e deve ser celebrado. Veja a origem dessa data, dicas de atividades e mensagens para não deixar esse dia passar em branco.

O dia das crianças é comemorado no mundo inteiro, mas em alguns lugares essas datas são diferentes.

Esta é uma data muito especial, pois representa o dia das pessoas pequeninas, seres inocentes, brincalhões e amados que são as crianças. Além disso, esse é um dia de muitas brincadeiras, presentes, comidas coisas gostosas e gargalhadas.

Ao redor do mundo essa data é comemorada em dias diferentes. Conheça a origem dos dias das crianças, dicas de atividades para fazer nesse dia e mensagens para celebrar.

Como surgiu o dia das crianças?

Existem duas principais datas para a comemoração do dia das crianças ao redor do mundo.

A primeira delas é o dia 20 de novembro, sendo esse o Dia Mundial das Crianças reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Essa data surgiu a partir da aprovação da Declaração do Direitos das Crianças, em 1959.

Nessa declaração, passou a ser direito de todas as crianças o afeto, amor compreensão, alimentação, saúde e educação. Todos esses direitos são independentes da cor, raça e sexo.

História e mensagens para o dia das crianças

Várias nações acolheram essa data como dia da criança, como a França, Finlândia, Reino Unido e Canadá.

A segunda data principal é dia 1 de junho. Ocorreu nessa data, em 1925, a Conferência Mundial para o Bem Estar da Criança em Genebra, na Suíça.

Nesse dia ficou instituído o dia 1º de junho como o Dia Internacional das Crianças. As principais nações que comemoram nessa data são Portugal, China, Eslovênia, Polônia e Angola

História do Dia das Crianças no Brasil

Hoje em dia, o Dia das Crianças é muito comemorado no Brasil, sendo celebrado no mesmo dia da da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

A princípio, essa data comemorativa não tinha muito valor no Brasil antes do dos anos 20. Porém, no dia 12 de outubro de 1923, foi sediado no Rio de Janeiro, a então capital do Brasil, o Congresso Sul-Americano da Criança.

Nesse evento, foram discutidas questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento a respeito das crianças.

Vários políticos e congressistas de outros países compareceram no Brasil. Após esse congresso, notou-se grande comoção ligada a esse tema.

Então, no ano seguinte, o deputado federal Galdino do Vale Filho, propôs essa data em uma lei federal como o Dia das Crianças no Brasil e foi oficializada pelo presidente da república da época, Arthur Bernardes.

Porém, a data ainda não era muito comemorada e não tinha grande importância.

Entretanto, em 1960, a marca de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, fizeram uma campanha para o Dia das Crianças. A partir desse momento, virou tradição presentear os pequenos na data.

Atividades para o dia das crianças

O melhor presente que se pode dar a uma criança é carinho, amor, tempo, disposição e diversão. Por isso, algumas brincadeiras e atividades podem ser perfeitas para se realizar nesse dia.

Uma das melhores atividades é pais e filhos se programarem juntos e decidirem lugares e atividades para se divertirem na companhia um do outro.

Origem e atividades para o Dia das Crianças

Atividades para fazer em casa

Brincar e estimular a criatividade com desenhos e massinha de modelar, fazer brincadeiras tradicionais como correr, soltar pipa, caça ao tesouro, telefone sem fio, fantoches e batata quente.

Outra ideia é explorar a casa e fazer uma cabana, ou acampar no quintal e fazer o famoso piquenique com lanches que as crianças amam.

Atividades para fazer fora de casa

Se a ideia é sair para passear, é interessante fazer visitas em lugares como circo, parque de diversões, zoológico, museus, oficina de brinquedos e ir na praça brincar com outras crianças.

Além disso, a hora do lanche é muito importante e é interessante combinar de ir na lanchonete ou restaurante preferido da criança.

Mensagens para o dia das crianças

Uma homenagem simples com mensagens podem ser bem interessantes e emocionantes.

As mensagens para o dia das crianças podem ser entregues junto com os presentes, ou as instituições que costumam homenagear podem entregar uma lembrancinha e um cartão. Além disso, elas podem ser utilizadas como recordações e enaltecimentos da infância nesse dia.

Um feliz dia para todas as crianças que embelezam nossas vidas com a sua forma pura e genuína de olhar o mundo!

Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz dia das crianças!

Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade. Feliz Dia das Crianças!

Parabéns por este momento. Aproveite cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo sendo criança. Feliz dia das crianças!

No sorriso de uma criança, há a pureza do amor.

Criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.

A pureza de uma criança faz com que todas as suas palavras sejam livres de qualquer forma de maldade, em seus olhos só se percebem a alegria e a doçura.

Criança se diverte de um jeito diferente. Ela leva mais a sério a missão de ser contente. Feliz Dia das Crianças!

A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança. Feliz Dia das Crianças!

Que Deus abençoe as crianças. Criança é alegria e esperança de um mundo melhor. Feliz Dia das Crianças!

Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.

Ser criança é correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira.
Ser criança é viver pra encantar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida todos os dias. Feliz dia das crianças!

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.

Felicidade é ser uma eterna criança. Feliz dia das Crianças!

Brinque, sorria, invente, ria divirta-se… Aproveite o Dia das Crianças e relembre como é bom ser criança!

O dia das crianças também serve para nos lembrar que a infância é a melhor parte da nossa vida.

A infância é uma fase tão bela que uma parte de nós residirá sempre nela. Feliz dia das crianças.

Confira também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.