Plano de aula Meio Ambiente e Matemática

Devemos sempre integrar o ensino da matemática com diferentes áreas do conhecimento principalmente com temas tão transversais como educação ambiental e o meio ambiente.

Os impactos ambientais causados pelo homem no meio ambiente geram uma série de problemas como a contaminação e redução dos recursos ambientais, a redução da flora e da fauna, dentre outros. Todos esses temas podem ser ambientalizados ao currículo escolar.

A matemática pode ser estudada dentro de diversas áreas do meio ambiente, como: energias, relação alimento-população, clico da água, divisão e limitação de áreas, qualidade do ar, condições de vida, epidemiologia, astronomia e outros.

PLANO DE AULA MEIO AMBIENTE E MATEMÁTICA

TEMA:

  • Meio Ambiente

DURAÇÃO:

  • 3 dias inteiros

OBJETIVOS:

  • Trabalhar o tema transversal Meio Ambiente na disciplina de Matemática;
  • Sensibilizar e orientar os alunos quanto a necessidade de se preservar o meio ambiente;
  • Aplicar conceitos de estatística.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Caneta
  • Caderno
  • Hidrocor
  • Cartolina

DESENVOLVIMENTO:

A primeira etapa do projeto de meio ambiente e matemática seguirá os seguintes passos:

Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo ficará responsável pela apresentação dos seus dados obtidos. Na primeira parte da atividade, os alunos irão se juntar e fazer uma análise ambiental.

Cada grupo, acompanhado de um responsável (maior de 18 anos), irá contabilizar as árvores das ruas dos integrantes. Os alunos irão contar a quantidade de árvores das ruas onde eles residem. Será um total de 4 ruas por grupo, sendo 1 rua para
cada aluno. Cada árvore só poderá ser contabilizada uma única vez e só entrarão nos dados caso já sejam arvores adultas (maiores de 2 metros).

Os alunos deverão fazer uma qualificação das árvores. Peça para que ao observar a árvore veja o seu estado e classifique-a segundo um critério visual. Peça para que eles classifiquem as árvores em: a) muito bonita; b) bonita; c) feia. As árvores que estiverem floridas serão classificadas como muito bonita, as arvores que estiverem com suas folhas, mas sem flores serão classificadas como bonitas, e as árvores que não tiverem nem flores nem folhas serão classificadas como feias.

Com essa prática a primeira etapa da pesquisa será estabelecida. Ela deve ser marcada pelo entusiasmo dos alunos e todos devem participar ativamente coletando os dados. Busque incentiva-los sempre. Caso o aluno peça, tente acompanha-los na coleta.

A segunda etapa do projeto é a etapa de preparação e organização dos dados.

Peça para os alunos organizarem os dados em forma de tabela igual a imagem a seguir:

No campo da tabela Aluno, deve ser escrito os nomes dos alunos que coletaram. No campo quantidade de árvore, deve ser escrito a quantidade de árvores que foi observado na rua do aluno, e no campo classificação deve ser escrito a quantidade de árvores que foram classificadas como muito bonitas, bonitas e feias.

A terceira etapa do projeto será a etapa da apresentação dos dados. Reúna a turma em conjunto e peça para que cada grupo apresente os seus dados, um de cada vez. Cada grupo deve responder às seguintes perguntas:

  1. Qual rua teve mais árvores?
  2. Qual rua teve mais árvores muito bonitas?
  3. Qual rua teve mais árvores bonitas?
  4. Qual rua teve mais árvores feias?
  5. Você observou animais nas árvores? Se sim, foi em árvores muito bonitas, bonitas ou feias?
  6. Para o grupo, qual a importância da manutenção das árvores no meio ambiente?
  7. O que o grupo achou do trabalho?

Ao final do trabalho discuta com os alunos a importância do trabalho. Explique para eles como a obtenção e análise dos dados matemáticos pode ajudar o entendimento.

O projeto irá possibilitar a reflexão sobre a necessidade de trabalhar atitudes positivas para a conservação do Meio Ambiente e desenvolver conteúdos matemáticos ligados ao tema meio ambiente. Verifica-se que a disciplina de Matemática pode vir a ser um importante veículo de conscientização dos jovens para a necessidade da preservação do meio ambiente.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula será feita através da participação completa dos alunos com o projeto. Para obtenção das notas, o aluno deve participar das três etapas.

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